Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Acidente

CBTU já registrou 8 acidentes com trens urbanos de João Pessoa nos primeiros meses de 2024

Ao longo de todo o ano de 2023, foram 12 acidentes. Números deste ano já respondem por 66,6% do total do ano passado. Vítima foi encaminhada para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, mas está consciente e apresenta quadro de saúde estável

Imagem de destaque da notícia
Ao longo de todo o ano de 2023, foram 12 acidentes. Números deste ano já respondem por 66,6% do total do ano passado. Vítima foi encaminhada para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, mas está consciente e apresenta quadro de saúde estável

Oito acidentes envolvendo os trens urbanos que circulam na Grande João Pessoa já foram registrados nesses cinco primeiros meses de 2024, de acordo com dados apresentados pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) na Paraíba. Apenas nesse período, portanto, já foram registrados 66,6% de todos os acidentes realizados ao longo dos doze meses de 2023, quando aconteceram 12 acidentes.

Os trens urbanos de João Pessoa circulam por um total de 30 km de linhas férreas, num percurso que passa por Santa Rita, Bayeux, João Pessoa e Cabedelo.

Neste ano, todos os oito acidentes são colisões envolvendo veículos, sendo que uma aconteceu numa passagem de nível clandestina, onde é proibido o trânsito de veículos e passageiros. Já em 2023, foram sete colisões envolvendo veículos, sendo que quatro delas ocorrendo em passagens de nível clandestinas, além de cinco atropelamentos que resultaram em três óbitos.

Acidente envolvendo carro e trem deixa mulher ferida em João Pessoa

O destaque é que, no ano passado, uma dessas colisões aconteceu entre dois veículos leves sobre trilhos da CBTU, que deixou 30 pessoas feridas. Foi um raro caso de acidente do tipo que a culpa recai para a própria companhia.

Isso porque, em geral, os acidentes só acontecem porque há o desrespeito à sinalização e à legislação vigente, que obriga que as pessoas, antes de realizarem a travessia de nível, respeitem a conduta de "parar, olhar e escutar" para se certificar de que nenhum trem está nas proximidades.

O balanço da CBTU foi divulgado um dia depois de mais um desses acidentes, registrado na manhã de terça-feira (21), quando um veículo da PB Saúde foi atingido e arrastado por um VLT no bairro de Ilha do Bispo, na capital paraibana.

A motorista do carro era a servidora pública Nilza Pimentel, que falou sobre o episódio. "Eu pensei em meus filhos e em meus pais. Foi só no que consegui pensar. Mas aí eu consegui segurar a direção e o carro não capotou", relembra.

Ela foi levada para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa para avaliações clínicas, mas recebeu alta pouco tempo depois, sendo ferimentos graves.

Dois trens colidiram no bairro Ilha do Bispo, em João Pessoa, em março do ano passado

Fonte: PORTAL SERTÃO COM G1

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis