Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

COLUNA

Presídios federais sob suspeitas

Especialistas na área acreditam ser praticamente impossível

Imagem de destaque da notícia
Foto: divulgação/Secretaria Nacional de Políticas Penais

Inspiradas no sistema penitenciário norte-americano os presídios federais brasileiros possuem regras e rígidos protocolos que preveem o contato limitado com visitantes que as tornaram, até o episódio de Mossoró, seguras, confiáveis e totalmente a prova de fugas. De fato, nestes 18 anos depois de construídas nenhuma fuga ou rebelião foi registrada além de conseguir um feito inédito que hoje é corriqueiro nos presídios estaduais: aboliu o uso de celulares por detentos dentro das penitenciarias.

Com apenas 14 dias, sentado da cadeira de Ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP) Ricardo Lewandowski correu para o presídio violado na busca de dar explicações à sociedade sobre o que de fato aconteceu naquela unidade prisional federal que produziu a primeira fuga de apenados. Guinado a cadeira de ministro pela articulação enviesada do ex-ministro Flavio Dino, Lewandowski, egresso do STF, que não possui nenhuma qualificação ou experiência na área de segurança pública demonstrou isso na sua coletiva a imprensa ao atribuir a principal causa da fuga o fato do relaxamento da vigilância por tratar-se de um período de carnaval. A esdruxula e pouco convincente fala de Lewandowski ao assumir falhas no obsoleto e inoperante sistema de câmeras de vigilância que monitoram toda a rotina do presídio, grave quebra de protocolos de segurança e falta de investimentos contribuíram para um verdadeiro desmonte que culminou com a fragilidade do sistema penitenciário federal.

Especialistas na área acreditam ser praticamente impossível, mesmo com estas deficiências todas, fugir de uma penitenciaria federal sem que conte com o conluio de pessoas da administração do presídio ou mesmo o auxílio de funcionários da empreiteira que realizava reformas na unidade prisional. Somente uma apuração isenta destes fatos e a punição dos culpados conseguirá restaurar a confiança e credibilidade do nosso sistema penitenciário federal.

Alexandre José Cartaxo da Costa é engenheiro, empresário com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, membro efetivo e fundador da Academia Cajazeirense de Artes e Letras-ACAL

Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis