Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

g1

Petrópolis, RJ, decreta estado de emergência

Três pessoas morreram e duas seguem desaparecidas.

Imagem de destaque da notícia
Três pessoas morreram e duas seguem desaparecidas. Mais de 150 ocorrências foram registradas na cidade. A Prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, decretou estado emergência às 22h45 desta sexta-feira (22) por conta da forte chuva que atingiu a cidade ao longo do dia.

Três pessoas morreram e duas seguem desaparecidas no desabamento de um prédio no bairro Independência. Quatro pessoas foram resgatadas com vida.

Nas redes sociais, o prefeito Rubens Bomtempo, comentou que Petrópolis já sofreu muito com a chuva durante o dia. "Nossa cidade está em estágio de crise. Anunciamos também decreto de emergência, em função da possibilidade do alto volume pluviométrico registrado, com consequências em diversos pontos, e a possibilidade deste cenário continuar nos próximos dias", disse Bomtempo.

De acordo com a Defesa Civil, o bairro Independência é o ponto de maior atenção. Foram mais de 270mm de chuva em 24 horas. Mais de 150 ocorrências foram registradas na cidade.

Quarenta militares especializados em salvamento em desastres e cães farejadores do canil do Corpo de Bombeiros RJ estão empenhados para auxiliar nas buscas pelos desaparecidos.

A Defesa Civil segue monitorando as condições do tempo e pode emitir alertas a qualquer momento. Não enfrente áreas inundadas. Em caso de emergência, disque 199.

Às 14h40, o órgão recomendou o fechamento do comércio do Centro Histórico devido à inundação que também atinge a Rua do Imperador.

Às 14h50, a Defesa Civil alterou o estágio operacional da cidade para alerta tendo em vista a ocorrência de chuva muito forte na cidade.

Às 19h45, o órgão alterou o estágio operacional da cidade para CRISE.

Recomendação do Centro Integrado de Comando e Controle

O decreto foi uma recomendacão do Centro Integrado de Comando e Controle - grupo que reúne instituições e órgãos envolvidos no preparo e na resposta às chuvas em Petrópolis (órgãos da Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Exército, Polícia Militar e concessionárias Enel e Águas do Imperador).

Instalado pelo prefeito Rubens Bomtempo na quarta-feira (20), o Centro Integrado de Comando e Controle está funcionando no prédio principal da Prefeitura (na Avenida Koeler), com representantes das instituições e órgãos participantes.
Comentários
Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis