Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Situação do Haiti

Tiroteio é reportado próximo ao Palácio Nacional de Porto Príncipe, no Haiti

O premiê está na ilha de Porto Rico e enfrenta dificuldades para voltar ao próprio país

Imagem de destaque da notícia
Crise na segurança pública vem escalando nos últimos dias após a fuga de milhares de detentos. Primeiro-ministro está em Porto Rico e enfrenta dificuldades para retornar ao país. Um tiroteio foi reportado na região do Palácio Nacional de Porto Príncipe, no Haiti, na noite desta sexta-feira (8). As informações foram divulgadas pela agência de notícias EFE.

? Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp

O Haiti decretou estado de emergência no dia 3 de março depois de penitenciárias serem atacadas por gangues armadas. Mais de 3.500 detentos conseguiram fugir e mortes foram registradas.

O episódio piorou a situação do Haiti, que vive uma crise política, humanitária e de segurança desde o assassinato do presidente Jovenel Moïse, em 2021. Atualmente, o país é governado pelo primeiro-ministro interino, Ariel Henry.

O premiê está na ilha de Porto Rico e enfrenta dificuldades para voltar ao próprio país. Gangues haitianas ameaçaram Henry e atacaram o principal aeroporto do país para impedir a volta dele.

Líderes de gangues e parte da população desejam a saída de Henry do poder e a relização de eleições gerais, que não acontecem hpa quase uma década. Por outro lado, o primeiro-minsitro diz que ainda não é seguro realizar eleições.

A comunidade internacional está acompanhando a situação do Haiti. Os Estados Unidos pediram para que Henry acelere a transição de poder.

Na segunda-feira (4), o Brasil pediu com urgência a implementação de uma resolução do Conselho de Segurança da ONU para a criação da Missão Multinacional de Apoio à Segurança no Haiti.
Comentários
Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis