Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

g1

EXCLUSIVO: as últimas imagens de Livia Gabriele, jovem que morreu após relação sexual com Dimas Campos, ex-jogador do Corinthians

Fantástico teve acesso a laudos oficiais da morte de Livia Gabriele: jovem não apresentava fraturas nem sinal de violência e peritos não encontraram drogas nem bebida alcoólica no sangue.

Imagem de destaque da notícia
Fantástico teve acesso a laudos oficiais da morte de Livia Gabriele: jovem não apresentava fraturas nem sinal de violência e peritos não encontraram drogas nem bebida alcoólica no sangue. Também não havia esperma no corpo dela, o que confirma o uso da camisinha. Imagens e laudos revelam detalhes da morte da jovem que teve relação sexual com jogador do Corinthians

O Fantástico deste domingo (24) teve acesso, com exclusividade, às últimas imagens de Livia Gabriele, a jovem de 19 anos que morreu após ter relação sexual com Dimas Cândido, ex-jogador do sub-20 do Corinthians. São imagens das câmeras de segurança também ajudam a entender um pouco mais sobre o que aconteceu naquele dia. Veja no vídeo acima.

Nas imagens, a jovem chega num carro de aplicativo num condomínio no Tatuapé, Zona Leste de SP, no dia 30 de janeiro de 2024. Ela liga e o rapaz aparece em seguida. Os dois não se cumprimentam e passam pela portaria. Só no elevador é possível ver um gesto de carinho. Depois, a imagem mostra Livia Gabriele e Dimas indo ao apartamento dele. Não há imagens do que aconteceu dentro do apartamento.

Laudos oficiais aos quais o Fantástico teve acesso indicam que não houve violência e que os dois não usaram drogas nem bebida alcoólica.

Exclusivo: veja as mensagens trocadas entre jogador do Corinthians e jovem que morreu após relação sexual

À polícia, o jogador disse o seguinte:

Que tiveram relação sexual com uso de camisinha;

Depois descansaram, conversaram e foram ter uma segunda relação;

De repente, Livia não respondia mais e percebeu que ela tinha desmaiado;

E que na hora, ligou para o Samu;

Ele contou que o atendente o orientou a colocá-la de barriga pra cima e massagear o peito até a chegada da ambulância;

E que, nesse momento, notou que Lívia apresentava um sangramento nas partes íntimas.

O caso é investigado como morte suspeita. A causa: uma "ruptura de fundo de saco de Douglas com extensão à parede vaginal esquerda".

O Fantástico teve aos laudos oficiais, da conclusão da Polícia Científica do Estado.

Os peritos não encontraram drogas nem bebida alcoólica no sangue de Livia. E não havia esperma no corpo dela, o que confirma o uso de camisinha. A jovem também não apresentava fraturas nem sinais letais de violência.

O Fantástico pediu a dois especialistas que explicassem as informações que constam dos laudos, já que há muitos termos técnicos.

"A causa na morte foi na verdade uma hemorragia aguda importante com um choque hemorrágico", diz Jairo Iavelberg, médico ginecologista e obstetra.

"Ela teve um sangramento, uma hemorragia, tanto da parte interna, tanto da parte externa", destaca Fabiane Vale, da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia.

O laudo diz que a ruptura, o machucado, chegou a cinco centímetros de extensão.

"Muitas vezes isso pode acontecer sem muita dor e provavelmente só teve início a queixa com sintomas já de choque. Tontura, taquicardia, perda de consciência", completa Jairo Iavelberg.

Segundo os peritos, a lesão foi causada por um objeto contundente, sem especificar qual seria. Os especialistas ouvidos pelo Fantástico opinaram:

"Especificamente o pênis contra o fundo de saco vaginal", pondera o medico Jairo Iavelberg.

"O pênis pode ter levado a essa lesão. O caso dela foi uma fatalidade, aparentemente pelo que tá aparecendo, pela parte anatômica", ressalta Fabiane Vale.

"As mulheres não precisam ficar preocupadas. Isso é uma condição rara. Mas se a mulher apresenta algum sangramento durante a relação sexual, se a mulher tem dor durante a relação sexual, para, procura ajuda. Vai no ginecologista, para ter uma vida sexual saudável, plena", completa Fabiane.

Sobre a morte de Livia, os investigadores ainda aguardam alguns relatórios médicos pra saber se a jovem tinha alguma doença. A policia informou que a apuração está na fase final.

O atendimento do Samu

O Fantástico também teve acesso ao depoimento da médica do Samu. À polícia, ela disse que:

A ambulância não conseguiu entrar porque era mais alta que a cobertura do estacionamento do condomínio;

Com equipamentos para atendimento de uma parada cardiorrespiratória, a equipe andou cerca de 100 metros até o prédio do jogador;

Que um elevador estava ocupado e o outro, quebrado;

Que esperaram a chegada do elevador e foram ao oitavo andar;

Que no apartamento, encontrou Dimas fazendo massagem cardíaca em Livia, e no telefone, ainda com o atendente do Samu;

Que a partir daí, a equipe assumiu a emergência.

Uma imagem a que o Fantástico teve acesso mostra que um socorrista foi até a ambulância pegar um outro equipamento. Era um reanimador manual, usado em casos de insuficiência respiratória.

A médica disse que o equipamento que a equipe tinha levado ao apartamento não estava funcionando bem;

Contou ainda que, naquele momento, Livia não havia apresentado sangramento ativo em nenhuma parte corpo e que por isso não foi necessária nenhuma contenção;

Disse anda que a vítima teve duas paradas cardiorrespiratórias no apartamento e decidiram removê-la;

Que Lívia foi colocada numa colcha, fornecida por Dimas;

Quando chegaram ao estacionamento do condomínio, os socorristas trouxeram a maca, que estava na ambulância;

A médica disse que a equipe usou a colcha porque a maca não cabia no elevador.

Do pedido de socorro de Dimas até a chegada de Livia ao hospital, se passaram 51 minutos. Ela teve mais duas paradas cardiorrespiratórias e acabou morrendo.

O que diz a defesa de Dimas

Segundo o advogado do jogador, os "laudos deixam claro que houve consentimento, que não houve violência. É um absurdo a gente querer espremer para tentar buscar alguma coisa criminal contra o Dimas. Ele foi testemunha de uma fatalidade"", diz Tiago Lenoir Moreira, advogado de Dimas.

O advogado criticou a demora no atendimento do Samu. "O tempo foi fundamental para a evolução desse óbito. Demorou demais. Será que o Samu está preparado para atendimentos de pronto atendimento ginecológicos?".

Segundo o advogado, o jogador não mora mais em São Paulo. Ele estava emprestado para o Corinthians. Ele tinha um contrato de dois anos que venceria no final de 2024, mas, depois da morte da jovem, ele resolveu voltar para o clube onde começou a carreira, o Coimbra Sports, em Contagem (MG).

Dimas segue treinando normalmente e não quis gravar com o Fantástico. "Ele está extremamente abalado ainda com toda essa situação. Não tinha clima nenhum para ele jogar mais no Corinthians. Agora ele está trabalhando, cuidando da cabeça dele, cuidando do corpo dele para retomar com a carreira dele", acrescenta Tiago Lenoir Moreira.

O que diz a prefeitura de São Paulo

A prefeitura de São Paulo, responsável pelo atendimento do Samu no município, informou que a ambulância chegou à portaria em 11 minutos após receber o chamado. Que os profissionais ficaram retidos na portaria, que não estava avisada da ocorrência. E que a utilização do reanimador manual se dá apenas depois dos primeiros procedimentos, os quais ocorreram dentro do tempo previsto no protocolo de atendimento.

A prefeitura disse ainda que "lamenta a tentativa do advogado de imputar responsabilidade descabida ao Samu, serviço fundamental para salvar vidas."

O que diz a família de Livia Gabriele

A família de Lívia Gabriele preferiu não gravar entrevista e diz que aguarda o fim das investigações.

Ouça os podcasts do Fantástico

ISSO É FANTÁSTICO

O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.

PRAZER, RENATA

O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida.

BICHOS NA ESCUTA

O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis