
Em entrevista concedida nesta semana, o comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar de Cajazeiras, coronel Rômulo, apresentou um panorama do trabalho operacional das forças de segurança no Alto Sertão paraibano. Segundo ele, as operações policiais são diárias e abrangem toda a área de atuação do 6º BPM, que cobre 15 municípios da região.
Créditos da imagem: Canal do Youtube: EA PMPB
O coronel destacou que o batalhão atua com operações próprias e também segue diretrizes do Comando Geral da PM da Paraíba, com iniciativas como Operação Visibilidade, Saturação e Paradigma — focadas em reforçar a presença policial e agir com intensidade nos bairros e zonas com maior incidência criminal.
"Temos um planejamento que garante atuação 24 horas, com policiamento efetivo em todas as cidades. As ações são constantes e estratégicas", afirmou o comandante.
Créditos da imagem: Canal do Youtube: EA PMPB
Ele também ressaltou a importância das companhias mais robustas do batalhão, como as sediadas em Cajazeiras, São José de Piranhas e Uiraúna, responsáveis por cobrir áreas com maior densidade populacional.
Entre as ações mais recentes com destaque operacional, o coronel mencionou uma operação realizada em Uiraúna, sob o comando do major Osamarta, que resultou na apreensão de seis veículos clonados, a maioria motocicletas. "Foi uma operação muito exitosa e planejada com base em inteligência e denúncias", reforçou.
Outro ponto de grande relevância foi a Operação Carnaval 2025, que cobriu festividades em quatro cidades da região, incluindo Cajazeiras, onde, segundo o comandante, não houve registro de crimes nas áreas dos eventos oficiais.
"Tivemos um Carnaval tranquilo e seguro. Apesar de um duplo homicídio registrado na zona rural, o caso não teve qualquer relação com o evento. Dentro das áreas de festividade, não houve registro de furto, roubo de veículo ou arrombamento — o que é um reflexo do planejamento bem executado", completou.
A atuação do 6º BPM, segundo o comandante, seguirá com reforço contínuo das abordagens, mapeamento das áreas mais críticas e ações de presença ostensiva, com o objetivo de prevenir crimes e garantir segurança à população.
Fonte: TV e Portal Sertão