Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Clima e tempo

Alagamentos gerados por chuvas intensas causam rompimento de rodovia em Cajazeiras

Segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), entre a sexta e segunda feira, (11/14), acumulou-se 229,9 milímetros

Imagem de destaque da notícia

Um volume excepcional de chuvas atingiu o Alto Sertão da Paraíba entre sexta-feira (11) e segunda-feira (14), acumulando 229,9 milímetros em apenas três dias em Cajazeiras, segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). Os maiores registros ocorreram no sábado (12), com 122,3 mm, seguidos de 48,5 mm no domingo (13) e 59,1 mm na segunda (14). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para o risco de precipitações intensas nos próximos dias. O acumulado do ano, em Cajazeiras, é de 740,5 mm de chuva.

Os bairros periféricos foram os mais afetados, com enxurradas que obrigaram o Corpo de Bombeiros a intervir em várias localidades. Um dos danos mais graves ocorreu na rodovia PB-398, a estrada para Boqueirão de Piranhas, que liga a BR-230 ao distrito de Engenheiro Avidos, em Cajazeiras. A via, ainda em fase de conclusão, não resistiu ao volume de água e rompeu próximo ao Sítio Cochos, isolando moradores e interrompendo o tráfego.

Imagens compartilhadas por populares mostram a força da água destruindo parte da estrutura, especialmente em um trecho onde foram instaladas manilhas para escoamento, mas que se mostraram insuficientes. A PB-398 está em obras de asfaltamento há cinco anos e é vital para o acesso ao Açude Engenheiro Avidos. A empresa responsável pela obra deve iniciar reparos emergenciais.

Em Cachoeira dos Índios, o advogado Hugo Moreira registrou a cheia de um riacho em sua propriedade no Sítio Bom Jardim após 85 mm de chuva no domingo (13). "O riacho amanheceu com bastante água", relatou. O fluxo segue para o Rio São José, em Bom Jesus, e deságua no Açude Lagoa do Arroz, em Cajazeiras.

Também há relatos de estradas intransitáveis na região do Distrito de Serra da Arara em Cajazeiras. Moradores compartilharam vídeos em grupos de estradas refeitas há pouco dias destruídas pelas chuvas.

Com o solo já saturado e mais precipitações previstas, a Defesa Civil e a Aesa monitoram áreas de risco. Moradores devem evitar transitar em vias alagadas e ficar atentos a possíveis novos alagamentos ou deslizamentos.


Fonte: TV e Portal Sertão

Comentários

Queremos saber

Para você, o aumento do preço da gasolina e do gás de cozinha é justo?


Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis