Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Explosão

Imagens mostram como ficou apartamento de coronel que guardava arsenal de armas em casa após incêndio

O incêndio começou por volta das 18h30, quando o coronel reformado do Exército Virgílio Parra Dias saía do prédio de carro.

Imagem de destaque da notícia
O Fantástico também teve acesso às câmeras de segurança do prédio, que registraram a correria dos moradores logo depois da primeira explosão. Imagens mostram como ficou apartamento de coronel que guardava arsenal de armas em casa após incêndio

No fim de semana passado, um incêndio no apartamento de um coronel reformado, em Campinas, no interior de São Paulo, gerou pânico entre os vizinhos. Ele guardava mais de 100 armas e milhares de munições. O Fantástico teve acesso a imagens de como ficou o local e também às câmeras de segurança do prédio, que registraram a correria dos moradores logo depois da primeira explosão.

O incêndio começou por volta das 18h30, quando o coronel reformado do Exército Virgílio Parra Dias saía do prédio de carro. Ele já estava fora do local quando voltou ao ser chamado pelo zelador, que percebeu que o problema era em seu apartamento.

A notícia, o barulho e a fumaça se espalharam rápido pelos sete andares do condomínio. As imagens das câmeras mostram que uma moradora para assustada na portaria e outros começam a descer de suas casas, em número cada vez maior, enquanto Virgílio vaga entre eles, lentamente. Um dos moradores, que leva uma criança, parece reclamar com o coronel, que não muda de postura.

A fuga se intensifica. Às 18h40, a portaria e a calçada estão cheias, mas 44 pessoas continuam dentro do edifício, em seus apartamentos ou nos corredores. Às 18h41, por segurança, o zelador corta o gás e a energia elétrica e os bombeiros chegam.

O tenente Rafael Vieira, um dos bombeiros que atuaram no local, conta que os estampidos não paravam e projéteis batiam nas paredes do primeiro andar. Eles usaram escudos de proteção para subir as escadas, só que, na primeira tentativa de acesso, precisaram recuar, mesmo com muita gente ainda esperando nos andares de cima. Onze pessoas tiveram que ser resgatadas por rapel, por uma parede externa do prédio.

"Dava pra ver os projéteis. Batiam na parede e corriam pro nosso pé. Teve uma explosão mais forte que derrubou a parede ali do apartamento para o hall. Então se optou pela técnica por fora do prédio", conta o tenente.

As imagens do apartamento do coronel, feitas por familiares dele, mostram, pelas marcas nas paredes e na mobília, que o incêndio se espalhou a partir do lugar onde ficava o arsenal, que tinha cerca de 100 armas e 3 mil munições - além de pólvora estocada e granadas. A perícia investiga os números exatos e a causa do incêndio.

LEIA TAMBÉM:

Explosões em prédio em Campinas (SP) levantam discussão sobre tipo de armamento que pode se guardar em casa

Incêndio em apartamento de coronel com arsenal completa uma semana; veja o que se sabe e próximos passos da investigação

Polícia diz que coronel construiu espécie de paiol em apartamento e armas estavam em local 'no mínimo, inapropriado'


Fonte: g1

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis