Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

PARAÍBA

Reunião da Câmara Temática de Políticas Públicas para Mulheres do Consórcio Nordeste é realizada em João Pessoa.

A segunda reunião da Câmara Temática de Políticas Públicas para Mulheres do Consórcio Nordeste ocorreu ontem, dia 16 de abril, no Hotel Nord, em João Pessoa.

Imagem de destaque da notícia

O encontro reuniu representantes dos nove estados do Nordeste, incluindo a secretária Olga Aguiar (RN), Danielle Garcia (SE), Abigail Cunha (MA), Elizângela Araújo (BA), Maria Silva (AL), Jade Romero (CE), Zenaide Lustosa (PI), a coordenadora Mariana Melo (PE) e a vice-coordenadora e anfitriã Lídia Moura (PB).

O encontrou contou com a participação do secretário de Planejamento da Paraíba, Gilmar Martins, que falou sobre a gestão de fluxo de projetos e a importância de uma política transversal para a questão de gênero.

Na pauta, temas fundamentais foram discutidos, como a avaliação da participação de seis Estados do Nordeste na Comissão do Estatuto da Mulher (CSW68), em Nova lorque, onde se fez um balanço das conquistas e aprendizados no principal encontro global pela igualdade de gênero. Além disso, políticas transversais foram debatidas, buscando uma agenda conjunta para fortalecer as ações em prol das mulheres em todas as áreas, desde o enfrentamento à violência doméstica até o fomento ao financiamento de projetos regionais.

Destacou-se também a importância da união das secretarias dos nove estados do Nordeste, entendida como um passo crucial para garantir que os direitos das mulheres sejam respeitados e que elas tenham oportunidades reais de desenvolvimento. Após o encontro, a secretária da Mulher, Lídia Moura, apresentou a sede do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha, o Centro da Igualdade Racial João Balula, numa visita técnica às sedes no bairro de Jaguaribe.

A secretária Mariana Melo enfatizou que as reuniões mensais são uma oportunidade para união de esforços e a promoção de mudanças significativas nos Estados. Por sua vez, Lídia Moura, acrescentou que "é possível criar políticas mais eficazes e construir um futuro mais igualitário para as mulheres do Nordeste com uma ação integrada por meio do consórcio".

A instalação da Câmara Temática de Políticas para as Mulheres do Consórcio Nordeste ocorreu em março, com a participação de representantes dos estados e da ministra da Mulher, Cida Gonçalves, em Recife (PE). A governadora Raquel Lyra (PSDB) assumiu a Coordenação Política, tendo como coordenadora técnica a secretária estadual da Mulher, Mariana Melo, e como vice-presidente a secretária da Mulher e Diversidade da Paraíba, Lídia Moura.

Essa iniciativa, liderada por todas as nove secretárias da Região Nordeste, visa à elaboração e implantação de políticas públicas para as mulheres, buscando impulsionar o protagonismo feminino na economia e gestão da região. Os encontros serão mensais, preferencialmente presenciais, com uma rotatividade entre os estados participantes para sediar as reuniões.

Fonte: FOCO PARAÍBA

Comentários
Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis