A secretária de desenvolvimento humano de Cajazeiras-PB, Simone Cartaxo, falou em entrevista à TV Sertão sobre o programa Prato Cheio, que chegou em Cajazeiras recentemente em parceria com o governo do estado, e vai beneficiar mais de 300 pessoas com três refeições diárias.
Em sua fala, Simone explicou como funciona o projeto e quais são os critérios para cadastramento. Foram recebidas vagas para 335 usuários que recebem todos os dias, de segunda a sábado, o café da manhã, almoço e jantar.
Quais são os critérios para fazer parte do programa?
A secretária explicou que a seleção foi feita através de beneficiários do CRAS e CREAS do município, que se encontram em maior vulnerabilidade.
"A priori nos foi requisitado porque nós somos a porta de entrada das famílias que se encontram em vulnerabilidade. Com esses serviços a gente tem condições de adentrar dentro das famílias e ver a verdadeira situação de cada uma delas. Nós pegamos os cadastros que já existiam dentro do CRAS, que são daquelas pessoas que recebem cestas básicas, que é um benefício que a gente promove com recursos próprios do município, e dentro desse cadastro a gente foi selecionando aquelas famílias que realmente estavam em maior vulnerabilidade. Então a gente pegou gestantes, puérperas, mães com cinco filhos com idade entre 1,2,3,4 e 5 anos. E fomos fazendo essa triagem e enxugando esse cadastro para que até então a gente ficasse com 335 pessoas", explicou.
Onde são realizadas as entregas?
As entregas das refeições são concentradas em pontos estratégicos, como no CRAS I para famílias do bairro São Francisco, Remédios, Tercedores e bairro da Esperança. No CRAS II, as entregas são feitas aos beneficiários do bairro Mutirão, São José e Populares.
Carros também são disponibilizados para realizar entregas em locais mais próximos às famílias cadastradas, para facilitar o acesso a todos.
Moradores de rua também são beneficiários?
A secretária frisou que o cadastro dos moradores de rua também foi realizado. Tanto as pessoas que moram na rua, como as que passam o dia na rua e voltam para casa a noite. O ponto de entrega é na casa Irmã Dulce, que funciona no prédio do bispo.
"Todos os bairros estão sendo beneficiados", disse.
Existe um cadastro reserva?
Durante questionamento sobre possíveis realizações de outros cadastros, Simone explicou que já existem algumas famílias no cadastro reserva, que podem chegar a receber o benefício caso algum dos usuários não atenda os critérios necessários para recebimento da alimentação, como desistência ou ausência durante determinados dias. "Nós estamos dando toda a facilidade", destacou.
PORTAL SERTÃO
Confira mais notícias no www.portalsertao.com, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Sertão. Entre em contato com nossa Redação através do WhatsApp (83) 9 9199-4533.
Mín. 20° Máx. 33°