Quinta, 26 de Maio de 2022
21°

Poucas nuvens

Cajazeiras - PB

Piauí

Secult inicia obras de reforma e modernização do CSU do Parque Piauí

O espaço vai ganhar salas para oficinas de dança, música e teatro

19/01/2022 às 11h10
Por: Redação de Plantão Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Construído na década de 70, o Centro Social Urbano (CSU), do bairro Parque Piauí (zona Sul de Teresina), está ganhando reforma e modernização. O espaço, que já funcionou como um local de convivência social, de práticas esportivas e eventos culturais, deixou de receber essas atividades.

“Estamos requalificando todo o espaço, que vai ganhar salas para oficinas de dança, música e teatro, e para cursos na área do empreendedorismo. Vamos recuperar a piscina e a quadra e o auditório será transformado no primeiro teatro da zona Sul de Teresina, com capacidade para mais de 100 pessoas”, disse o secretário estadual da Cultura, Fábio Novo. As obras estão sendo executadas pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

A recuperação do CSU é a realização de um sonho para os moradores do bairro e região. “Toda minha geração passou a infância e adolescência de forma construtiva, com as atividades que aconteciam dentro do CSU. Tinham atividades de domingo a domingo. Além dos eventos esportivos e culturais, eram realizados vários cursos de culinária, gastronomia, corte e costura. Também era oferecido reforço escolar para as crianças do bairro e colônia de férias. É uma obra de grande importância para todos que viveram essa história”, ressalta a presidente da Associação de Moradores do Parque Piauí, Ruth de Sousa Lima.

Ruth conta que nasceu no bairro e participou das atividades realizadas no CSU. “Também tive a oportunidade de trabalhar no espaço, dentro da Delegacia da Mulher”, completa. Policial civil aposentada, ela é uma defensora da reativação do Centro Social. Atualmente, o espaço ainda possui a delegacia da mulher e é sede da Associação de Juventude do Município de Teresina (AJMT).

Por meio da associação, são realizados vários cursos de capacitação profissional. No ano passado, foram quase 4 mil certificados entregues, com mais de mil contratações. “Nós queremos um espaço melhor para dar continuidade ao trabalho já realizado por meio da associação. A reforma do CSU vai beneficiar não só a comunidade do bairro e região, como de toda a cidade”, afirma o presidente da AJMT, Jardel Ramos.

Quase R$ 2 milhões serão investidos na reforma e modernização do CSU do Parque Piauí. “Nossa proposta é revitalizar prédios abandonados e transformá-los em espaços culturais. Esse será o primeiro CSU reformado, o próximo será o do bairro Monte Castelo”, anunciou o secretário da cultura Fábio Novo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários