Sábado, 22 de Janeiro de 2022
30°

Poucas nuvens

Cajazeiras - PB

Geral TRANSPOSIÇÃO

Águas do Rio São Francisco começam a chegar a Açude de Boqueirão, em Cajazeiras

As águas são liberadas em direção ao reservatório São Gonçalo

14/01/2022 às 16h34
Por: Redação Fonte: PORTAL SERTÃO
Compartilhe:

Águas do Velho Chico começaram a correr pelo Reservatório Engenheiro Ávidos, Açude de Boqueirão, em Cajazeiras, Sertão da Paraíba. O curso da água agora segue em direção ao reservatório São Gonçalo, município de Sousa, em regime de testes, por meio do trecho em leito natural do Rio Piranhas-Açu.

As águas liberadas em direção ao reservatório São Gonçalo, fazem parte das ações de testes e comissionamentos nas comportas que foram requalificadas no reservatório de Engenheiro Ávidos. 

Um vídeo foi postado na rede social Instagram do deputado estadual, o Cabo Gilberto Silva (PSL), que comemorou o fato.

Obra

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), inaugurou, nesta quinta-feira (21/10), em São José de Piranhas, na Paraíba, o último trecho de canal do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Com isso, após 13 anos desde o início do empreendimento, as obras físicas necessárias para garantir o caminho das águas dos dois eixos (Leste e Norte) estão concluídas.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro Rogério Marinho participaram da cerimônia de inauguração, que integra a Jornada das Águas – evento que partiu da nascente histórica do Rio São Francisco, no norte de Minas Gerais, e vai percorrer os nove estados do Nordeste com anúncios e entregas de obras de infraestrutura hídrica, preservação e recuperação de nascentes e cursos d’água, saneamento, irrigação, apoio ao setor produtivo e aos municípios, além de mudanças normativas que vão revolucionar a maneira como o brasileiro se relaciona com a água.

O trecho inaugurado nesta quinta-feira tem oito quilômetros de extensão e se localiza entre os reservatórios Caiçara, em São José de Piranhas, e Engenheiro Avidos, em Cajazeiras (PB). O investimento federal na estrutura, que vai beneficiar moradores da Paraíba e do Rio Grande do Norte, foi R$ 49,7 milhões.

Portal Sertão

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários