Sábado, 22 de Janeiro de 2022
30°

Poucas nuvens

Cajazeiras - PB

Geral MUITA ÁGUA

Cajazeiras, São João do Rio do Peixe e mais 15 cidades recebem alerta de queda de energia devido chuvas fortes

Os avisos começam a funcionar a partir dessa sexta-feira.

14/01/2022 às 13h39
Por: Redação Fonte: TRIBUNA 10 com G1
Compartilhe:
Muita chuva no Sertão
Muita chuva no Sertão

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas laranjas e um amarelo de chuvas intensas e acumulado de chuvas para algumas cidades da Paraíba. Os avisos começam a funcionar a partir das 10h desta sexta-feira (14) e vão até as 10h do sábado (15).

Segundo o Inmet, 206 cidades da Paraíba estão sob alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas, o que significa que deve chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Para as cidades que estão com alerta amarelo, o recomendado pelo Inmet é evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvore e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Um dos dos alertas laranjas fala sobre riscos de acumulado de chuvas, ou seja, alagamentos, em 15 cidades da Paraíba, que são: Pilar, Pitimbu, Rio Tinto, Santa Rita, São Miguel de Taipu, Município, Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Juripiranga, Lucena e Pedras de Fogo. Para essas cidades, os risco são de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios.

O recomendado pelo Inmet é evitar enfrentar o mau tempo, observar alteração nas encostas e se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.

De acordo com o Inmet, o segundo alerta laranja, de perigo de chuvas intensas, é para outras 17 cidades da Paraíba em que o aviso é de risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

As cidades são: Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Conceição, Diamante, Ibiara, Manaíra, Monte Horebe, Santa Helena, Santa Inês, Santana de Mangueira, São João do Rio do Peixe, São José de Caiana, São José de Piranhas, Serra Grande e Triunfo.

Para essas cidades o recomendado é que em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Para obter mais informações, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193). 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários