Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

ENEM 2024

Medalhista paralímpica citada em questão do Enem 2024 comemora visibilidade: 'Valorizada pelo Brasil'

Silvana Fernandes conquistou uma medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos Paris 2024 e teve parte da trajetória contada em uma questão da prova de linguagens.

Medalhista paralímpica citada em questão do Enem 2024 comemora visibilidade
Medalhista paralímpica citada em questão do Enem 2024 comemora visibilidade

O ano de 2024 foi de muitas vitórias para a atleta paralímpica de parataekwondo, Silvana Fernandes, que conquistou uma medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos Paris 2024. Já neste domingo (3), a paraibana foi tema de uma questão da prova de linguagens do Enem 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio).

A questão em que Silvana foi citada também reuniu minibiografias de outras duas atletas paralímpicas, Jane Karla e Elizabeth Gomes, e contou como as três trocaram de modalidade durante a carreira esportiva. Veja a pergunta completa na imagem abaixo mais abaixo.

Para a medalhista, a menção feita pelo exame foi uma surpresa tão boa, que ela quase não acreditou quando começou a ser avisada pelos seguidores nas redes sociais.

"Eu recebi a primeira mensagem pelo Instagram [contando sobre a referência] e eu pensei 'não é possível'. Acho que eles estão confundido com outra pessoa. Eu tentei pesquisar a questão, mas ainda não estava disponível", confessou.

Questão do Enem 2024 sobre Silvana Fernandes

Mas depois de receber muitas outras mensagens sobre o mesmo assunto, a ficha caiu. Foi então que Silvana se sentiu emocionada, já que a trajetória dela no esporte havia alcançado milhares de estudantes de todo o país.

"Eu me arrepiei toda na hora. Fiquei muito feliz na hora. Eu pensei que seria uma questão rápida, bem pequenininha, mas realmente ele [Enem] contou um pouquinho da minha trajetória e deu uma ênfase muito grande no meu nome. Eu me senti muito valorizada pelo Brasil inteiro", celebrou.

Silvana também acredita que a referência feita no Enem promove mais visibilidade para o esporte paralímpico. Com isso, faz com que ele ganhe mais espaço na sociedade.

"Muitas pessoas não conhecem o esporte paralímpico. E com essa questão do Enem, [as pessoas] tomam ciência do esporte paralímpico, tomam ciência da nossa história, que muitas vezes inspira pessoas. E veem que o esporte é para todos", destacou.

Assim que soube da menção, a paraibana gravou um vídeo e publicou nas redes sociais.

"Muito feliz e honrada por ter sido tema de uma questão do Enem. Um motivo muito emocionante pra mim. E ver toda a minha trajetória no maior exame nacional, que é o Enem. Então é agradecer a eles por toda inclusão, por ter mostrando um pouquinho da minha história, a minha modalidade que é o parataekwondo, meu querido estado que é a Paraíba, minha querida cidade que é São Bento, que pra mim são sinônimo de força e determinação", comemorou.

Natural de São Bento, no Sertão da Paraíba, Silvana Fernandes conquistou a segunda medalha paralímpica da trajetória dela nos Jogos Paralímpicos Paris 2024. A paraibana estreou na competição em Tóquio 2020, quando também conquistou um bronze. Ela disputa a categoria K44 (atletas com amputação unilateral), até 57kg, no parataekwondo.

Fonte: COM G1

Comentários

Queremos saber

Para você, o aumento do preço da gasolina e do gás de cozinha é justo?


Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis