Sábado, 27 de Novembro de 2021
27°

Poucas nuvens

Cajazeiras - PB

Direitos Humanos Maranhão

Governo lança Campanha Outubro Rosa com ampliação de consultas de mastologia e exames de mamografia

Campanha alerta para a prevenção e o combate ao câncer de mama e acontece em todas as unidades da rede estadual de saúde.

08/10/2021 às 18h15
Por: Redação de Plantão Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
<em>Campanha Outubro Rosa alerta para a prevenção e o combate ao câncer de mama (Foto: Ilano Lima)</em>
Campanha Outubro Rosa alerta para a prevenção e o combate ao câncer de mama (Foto: Ilano Lima)

Com o tema “A Prevenção Dura O Ano Todo. O Combate Também”, foi lançada, nesta sexta-feira (08), a Campanha Outubro Rosa. Com ações realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a campanha alerta para a prevenção e o combate ao câncer de mama e acontece, simultaneamente, em todas as unidades da rede estadual de saúde. Entre os serviços específicos para a campanha está a ampliação da oferta de consultas com mastologista e exames de mamografia. 

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, participou da abertura da campanha que aconteceu no Hospital de Câncer do Maranhão, referência oncológica no estado, e destacou o mutirão para a realização de mamografias.

“Infelizmente, nos últimos 18 meses, diminuiu muito o número de exames de mamografia que foram feitos no país inteiro em razão da pandemia. Por isso, estamos aproveitando a Campanha Outubro Rosa para realizar esse mutirão de realização de mamografias para que possamos pôr um fim na demanda que ficou reprimida durante a pandemia”, afirmou o secretário Carlos Lula.

Apesar da oferta de exames e consultas com especialistas ocorrer durante todo ano. Durante o mês de outubro, serão disponibilizados na rede estadual de saúde mais de 4.500 exames de mamografia para o público-alvo: mulheres de 40 a 69 anos. As mulheres dentro da faixa etária de rastreamento podem agendar a mamografia na rede estadual de saúde, sem necessidade de encaminhamento do SUS. 

“Nós disponibilizamos o exame de mamografia o ano inteiro e, especificamente neste mês, estamos fortalecendo as ações no Hospital de Câncer, aumentando a quantidade de exames de mamografia. Realizaremos o exame de domingo a domingo com possibilidade de expansão para o turno noturno, de acordo com a demanda. E de acordo com os resultados, faremos logo o encaminhamento ao médico mastologista”, explica a diretora-geral do Hospital de Câncer do Maranhão, Ana Carolina Marques. 

Em 2020, foram notificados 1.221 casos de câncer de mama com 250 óbitos no Maranhão. Já em 2021, até o momento, 478 casos foram notificados com o registro de 180 óbitos no estado. 

Raissa Cruz, médica mastologista, reforça a necessidade da realização anual da mamografia. “Sabemos que o câncer de mama é um câncer com uma prevalência muito alta, e se for realizado o diagnóstico precoce, a chance de cura também é muito alta. Por isso, a mamografia deve ser realizada anualmente pelas mulheres acima de 40 anos, pois este é o único exame capaz de detectar lesões iniciais”, comenta a médica Raíssa Cruz. 

A agente comunitária de saúde Franciléia Cunha da Silva, 47 anos, é moradora do município de Paço do Lumiar e aproveitou para realizar logo o seu exame de mamografia. “Não consegui fazer meu exame no ano passado por conta da pandemia, mas este ano já estou aqui para realizar esse exame tão importante para a mulher na prevenção do câncer de mama”, afirma a agente comunitária.

Já a lavradora Elineuza Santos Pestana, 55 anos, está realizando pela primeira vez o exame de mamografia. “Estou realizando pela primeira vez o exame, uma oportunidade para saber como está a minha saúde”, disse.  

Como parte da programação, também será realizada a Blitz Rosa. Em São Luís, a atividade aconteceu nesta sexta-feira (8). A ação será levada também a Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar, Imperatriz, Caxias, Pinheiro e Coroatá para incentivar a busca pelos serviços de saúde para a prevenção do câncer. Durante a abordagem, serão realizados pré-agendamentos de exames de mamografia com mulheres do público-alvo. 

Blitz Rosa começou nesta sexta-feira e mobiliza a população (Foto: Ilano Lima)

Agendamentos

Para agendamento da consulta e/ou exame é necessário procurar um dos canais de marcação e ter em mãos o cartão do SUS, comprovante de residência e cartão de vacinação. Os canais são: App Viva Procon, site www.procon.ma.gov.br, Disque Saúde (3190-9091) ou presencialmente nos Vivas (Beira Mar, Golden Shopping, Shopping da Ilha, Pátio Norte Shopping, Viva BR, Terminal São Cristóvão).

Somente para agendamento com mastologista é obrigatório o encaminhamento do SUS.

Prevenção e Tratamento

Desde 2015, o Governo do Maranhão tem investido na expansão da rede de oncologia e na descentralização dos serviços de mamografia. Atualmente, as unidades de referência na gestão estadual para tratamento oncológico são o Hospital de Câncer do Maranhão, Hospital Macrorregional de Caxias e, através de convênio, na cidade de Imperatriz. 

Os aparelhos de mamografia do Sistema Único de Saúde estão distribuídos em 16 regionais de saúde. Estes estão localizados nas cidades de São Luís, Açailândia, Imperatriz, Barra do Corda, Balsas, Caxias, Rosário, Itapecuru Mirim, Chapadinha, Bacabal, Santa Inês, Codó, Pedreiras, Presidente Dutra, Timon e Pinheiro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários