Terça, 28 de Setembro de 2021
24°

Poucas nuvens

Cajazeiras - PB

Geral HUMANIDADE

A Cultura da Indiferença

A indiferença cria uma barreira entre nós e os outros...

15/09/2021 às 09h07 Atualizada em 15/09/2021 às 09h25
Por: Redação Fonte: Margarida Araújo
Compartilhe:
Imagem ilustrativa (internet)
Imagem ilustrativa (internet)

       Vivemos uma cultura da indiferença, uma espécie de anestesia à nossa sensibilidade e isso é prejudicial, porque todos perdem.

Analisada sob a ótica do Professor Christian Dunker, atualmente um dos maiores expoentes da Psicanálise no Brasil e divulgador do pensamento de Jacques Lacan, entre outros teóricos da Psicologia, a “Cultura da Indiferença” está bem presente em nossos dias.

Segundo Dunker, a cultura da Indiferença constrói muros que são mecanismos de defesa, contra o que nos incomoda e dessa forma, diminui nossa visão de mundo, fazendo surgir em nós,  psicopatologias, a exemplo da depressão. 

A cultura da indiferença é fortalecida toda vez que deixamos de acreditar que a realidade pode e deve ser diferente.

A humanidade sempre passou por crises como nós passamos. A História está cheia de pessoas que superaram crises, com vitória da vida. Se olharmos com os olhos da fé, vislumbraremos luz em tempos sombrios de desamor.

A vontade de Deus é que cresçamos, não cultivemos o conformismo, não sejamos indiferentes às dores do mundo e da humanidade.

Jesus é o maior exemplo do amor e da entrega, é o maior exemplo de que poderemos passar pela dor, superar e fazer valer a nossa presença aqui,, deixando boas memórias. 

Se procurarmos conhecer  e seguir mais a História de Vida de Jesus, com certeza faremos a diferença na nossa vida e na vida das pessoas, deixando um legado de empatia e amor, para as futuras gerações

 

Carpe Diem

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários