Terça, 28 de Setembro de 2021
24°

Poucas nuvens

Cajazeiras - PB

Saúde VACINAÇÃO

Capital João Pessoa vacina nesta terça-feira jovens a partir de 12 anos com comorbidades ou deficiência

Para receber a primeira dose da vacina, o público 18+ sem comorbidade deve apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em João Pessoa.

24/08/2021 às 08h28 Atualizada em 24/08/2021 às 10h39
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: reprodução (internet)
Foto: reprodução (internet)

Dando sequência à campanha de vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura de João Pessoa inicia a imunização com a primeira dose de adolescentes com deficiência ou comorbidades a partir dos 12 anos, nesta terça-feira (24). Além disso, volta a aplicar a D1 na população 18+ e a dose de reforço para quem tomou a Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer.

Para os adolescentes com deficiência, a vacinação será realizada entre 8h e 12h, em cinco postos. Já para o público 12+ com comorbidades e 18+ sem comorbidades, a imunização poderá ser feita em cinco ginásios, das 8h às 12h, além de três postos do tipo drive-thru (apenas para 18+), das 8h às 15h. A vacinação com a D2 será em cinco ginásios, também das 8h às 12h.

Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Este grupo inclui pessoas com: limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo; pessoas com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos; indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.

Documentação exigida – A deficiência deverá ser preferencialmente comprovada por meio de qualquer documento, desde que atenda ao conceito de deficiência permanente adotado nesta estratégia, podendo ser: laudo médico que indique a deficiência; cartões de gratuidade no transporte público que indique condição de deficiência; documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; documento oficial de identidade com a indicação da deficiência; ou qualquer outro documento que indique se tratar de pessoa com deficiência. Caso não haja um documento comprobatório, será possível a vacinação a partir da autodeclaração do indivíduo. Nesta ocasião, o indivíduo deverá ser informado quanto ao crime de falsidade ideológica (art. 299 do Código Penal).

No caso de adolescentes com comorbidades (lista no link https://www.joaopessoa.pb.gov.br/wp-content/uploads/2021/06/LISTA-COMORBIDADES-PNI.pdf) será preciso levar cópia do laudo ou declaração médica que comprove sua condição. As cópias dos documentos comprobatórios também ficarão retidas.

Para receber a primeira dose da vacina, o público 18+ sem comorbidade deve apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em João Pessoa. Já para a D2, precisa apenas do cartão de vacinação e de um documento com foto.

Agendamento – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta sobre a necessidade do agendamento, que pode ser feito através do aplicativo Vacina João Pessoa ou do site vacina.joaopessoa.pb.gov.br. Com isso, o cidadão assegura ser vacinado no local indicado, com agilidade e todos os cuidados sanitários necessários. O público com deficiência não precisa realizar o agendamento.

Dúvidas – Quem tiver algum problema para realizar o cadastro ou agendamento, pode tirar dúvidas pelo e-mail [email protected] ou telefone 9.8600-4815 (8h às 17h).

Transporte gratuito – As pessoas que necessitarem de deslocamento de um bairro a outro para tomar a vacina podem utilizar os serviços gratuitos do aplicativo 99, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa. Para garantir o acesso ao serviço, o cidadão deverá acessar o aplicativo, na categoria 99 Pop, e inserir o código promocional ‘Promocodes’, destinado exclusivamente ao transporte até os pontos de vacinação em João Pessoa.

Solidariedade – Os postos de vacinação também estão abertos para receber as doações de alimentos não perecíveis. Após a arrecadação, eles serão distribuídos com instituições de caridade e famílias necessitadas, atingidas pelos efeitos da pandemia. A arrecadação e a distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários