Terça, 28 de Setembro de 2021
26°

Poucas nuvens

Cajazeiras - PB

Geral MUDANÇAS

MUDANÇAS POSITIVAS NA VIDA TAMBÉM MACHUCAM

Toda mudança tem seu preço...

28/07/2021 às 07h52
Por: Redação Fonte: Margarida Araújo
Compartilhe:
Imagem ilustrativa (internet)
Imagem ilustrativa (internet)

Não são somente as mudanças negativas que doem. Associamos dor à perda, rejeição e falha. No entanto, existem mudanças positivas na vida que doem  muito.

Reitero as palavras do escritor francês Anatole France: ”Todas as mudanças, mesmo as mais desejadas, carregam certa melancolia”.

Toda mudança, por melhor que seja, vem acompanhada de algum desconforto, seja uma tristeza momentânea, uma melancolia, ansiedade, entre outros sentimentos. O pior é que se não estivermos preparados para esses desconfortos, poderemos ter muito dessabor em vez de felicidade.

Concordo que uma mudança pode ter sabor de vazio, dependendo das circunstâncias porque nessa vida muitas mudanças são escolhas nossas, outras nos são impostas.

As mudanças sendo escolhas nossas ou imposições da vida, podem nos tirar da zona de conforto e nos assustar, porque gostamos da estabilidade e do conforto oferecidos pelo que conhecemos. Quando acontece uma mudança em nossa vida, mesmo que positiva, pode desenvolver  certa resistência, porque o futuro provoca susto por incertezas ou exigências ou ambas.

Mudança é dizer adeus a algumas das coisas que faziam parte da nossa vida ou mesmo da nossa identidade e isso pode ser particularmente doloroso.

Renúncia é o preço a pagar quando queremos entrar em um novo estágio em nossa história de vida. Nesse caso, podemos assumir a mudança de uma posição ambivalente porque sabemos tudo o que vamos ganhar, mas também temos consciência do que vamos perder.

Se não lidarmos bem com a dor que a perda pode gerar, o apego ao passado pode acabar desacelerando o caminho de transformação que havíamos empreendido. Isso se tornará um obstáculo que nos impede de avançar. 

Precisamos assumir que toda transformação é sempre uma troca de lucros e perdas entre o nosso  passado e o futuro.

O processo de mudança não ocorre linearmente. Passamos por vários estágios em que avançamos e retrocedemos, passando por eles novamente até que a transformação esteja totalmente consolidada.

Esse caminho a ser percorrido é marcado por emoções, sentimentos e devemos nos concentrar nas novas oportunidades que se abrem diante de nós, lembrando que nos motivou a dar esse passo e nos concentrando no que  queremos alcançar.

É importante estar ciente de que, mesmo quando uma mudança for positiva, ela poderá gerar estados emocionais negativos inesperados, mas se crescermos através deles, ela terá valido a pena, lembrando sempre que a nossa suficiência está no alto e só Deus não muda. Malaquias 3:6

                                                                            

  Carpe Diem

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários