Terça, 03 de Agosto de 2021 00:53
(83) 9.8886-4599
Brasil COVID-19

Cidades administradas por prefeitas tiveram 43,7% menos óbitos por covid-19

Os pesquisadores anotaram que as prefeitas são mais zelosas e exigentes na aplicação das medidas não farmacológicas, como uso de máscaras, não aglomeração, isolamento sanitário, etc.

20/07/2021 08h46
Por: Redação
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Movidos pela curiosidade gerada a partir do notável desempenho na gestão da pandemia da covid-19 da primeira-ministra Jacinda Arden, da Nova Zelândia, onde houve total controle da proliferação de casos e apenas 26 mortes, além dos exemplos das líderes de Bangladesh e Taiwan, quatro economistas brasileiros decidiram investigar se com uma mulher na gestão da crise sanitária resultaria em políticas públicas e a resultados diferentes. 

O trabalho foi coordenado pelo economista Raphael Bruce, do Instituto de Ensino e Pesquisa de São Paulo (Insper), e colegas da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Barcelona, conforme relata reportagem da BBC Brasil.  

Antes dos resultados, convém explicar que, para conseguir uma seleção de forma aleatória e o mais isenta possível, os pesquisadores iniciaram relacionando os municípios que tiveram eleições em turno único e cujos os resultados das urnas foram inferiores a 10%. Como resultado, a pesquisa abrangeu 700 municípios com até 200 mil habitantes. 

A conclusão da pesquisa, elaborada e conduzida com todo rigor científico, foi que municípios com prefeitas acabaram tendo, em média, 25,5 mortes por 100 mil habitantes a menos do que aqueles administrados por homens, uma diferença de 43,7% na mortalidade. 

Acrescente-se que, em relação às hospitalizações, os registros mostram uma redução de média de 30,4% de internações por 100 mil habitantes nos municípios com prefeitas em comparação aos municípios com prefeitos. 

Projeções dos pesquisadores revelam que, se os 5.568 municípios do Brasil fossem administrados por mulheres, teria sido possível reduzir em 15% os óbitos no país em relação ao total acumulado de mais de 540 mil mortes. Seriam 75 mil mortes a menos. Pena que o Brasil tenha apenas 13% de suas prefeituras sob o comando de mulheres. 

Os pesquisadores anotaram que as prefeitas são mais zelosas e exigentes na aplicação das medidas não farmacológicas, como uso de máscaras, não aglomeração, isolamento sanitário, etc. Elas teriam arriscado menos e cuidado da vida com mais determinação. 

Tentaram descobrir se questões ideológicas, nível de escolaridade ou outra característica especial poderia ter sido decisiva. Nada. Parece ter sido o simples fato de ser mulher. 

 

Com Josival Pereira

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cajazeiras - PB
Atualizado às 00h53 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 35°

22° Sensação
19.4 km/h Vento
70.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Quinta (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens