Terça, 03 de Agosto de 2021 01:42
(83) 9.8886-4599
Manchetes VÍDEO

"É de partir o coração", diz ex-morador de rua ao presenciar antiga sede da FUNDAC completamente abandonada em Cajazeiras

"Eu fico sem palavras, vendo aqui um prédio desses da qual fez parte da minha infância."

15/07/2021 18h03 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação Fonte: PORTAL SERTÃO

A equipe fiscalizando visitou nesta terça-feira (13) o imóvel onde funcionava a sede da Fundação de Desenvolvimento do Adolescente e da Criança (FUNDAC) na cidade de Cajazeiras-PB. 

O local fica em frente à antiga entrada da UFCG, na Zona Norte, e está abandonado há vários anos. Após a entidade deixar o local, as instalações não foram aproveitadas por nenhum governo, estadual ou municipal. O repórter Kleber Gomes mostra a decadência que o imóvel apresenta e populares que lamentam a situação.

Klebér ressaltou que a sede da FUNDAC foi referência para a sociedade, especificamente para as crianças e adolescentes, e hoje se encontra desprezada, com matagal e grande quantidade de lixo.

"Realmente um descaso total com o dinheiro público", disse.

A entidade tem a função de ressocializar crianças e adolescentes, com medidas socioeducativas de semiliberdade realizando o atendimento socioeducativo, levando aos jovens atividades educacionais e culturais.

"Eu fico sem palavras, vendo aqui um prédio desses da qual fez parte da minha infância. Só sabe eu e quem participou de música, de teatro, capoeira... aí é de partir o coração", falou Danilo Rocha, um ex-morador de rua que participou das atividades da FUNDAC em sua juventude. 

Em entrevista à imprensa em maio de 2018, o presidente da FUNDAC, Noaldo Meireles, durante visita a Cajazeiras, explicou que a entidade ficou responsável pelo imóvel apenas durante o período em que nele, ela administrou a PROAF (Programa de Apoio à Família).

Mas em 2012 foi sancionada uma lei que criou o sistema nacional socioeducativo e reorganizou atribuições. Por esse motivo, a FUNDAC passou a cuidar apenas de questões que envolvem adolescentes internos, então saiu do prédio.

Noaldo ressaltou que a FUNDAC não tem interesse pelo imóvel, mas afirmou que buscaria uma parceria com a secretaria de Desenvolvimento Humano do Estado para dar outra serventia ao local. Porém, já fazem mais de  anos após o pronunciamento do presidente e o governo do Estado não tomou nenhuma providência em relação ao prédio, e o imóvel continua se deteriorando, tendo acúmulo de lixo, portões e outros objetos roubados do seu interior.

VEJA TAMBÉM: "Mentiroso e enrolão", diz cajazeirense sobre governador João Azevêdo em cobrança de obras paradas no município

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Cajazeiras - PB
Cajazeiras - PB
Atualizado às 01h33 - Fonte: Climatempo
21°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 35°

21° Sensação
19.4 km/h Vento
70.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Quinta (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens