Terça, 03 de Agosto de 2021 01:16
(83) 9.8886-4599
Manchetes TRANSFOBIA

"Precisa se humanizar e se capacitar", diz ativista do movimento LGBTQIA+ sobre empresário acusado de transfobia em Cajazeiras

"Ele não tem esse direito de fazer a fala, de dizer quem somos, só nós podemos falar quem somos", disse.

05/07/2021 15h51 Atualizada há 4 semanas
Por: Redação Fonte: PORTAL SERTÃO

A travesti e ativista do movimento LGBTQIA+ da cidade de Cajazeiras-PB, Joyce Montinelly, prestou uma entrevista ao Portal Sertão, onde se pronunciou sobre a situação que ocorreu na noite do dia 27, onde duas influencers trans acusaram o dono da Art Chopperia, estabelecimento que fica em Cajazeiras, de transfobia.

As influencers são conhecidas como 'Riquinha' e 'a cega', e divulgaram o vídeo em suas redes sociais onde discutem com o dono do estabelecimento, que impede que elas usem o banheiro feminino. 

Joyce inicia a entrevista dizendo que houve sim crime de transfobia e que o dono do local não tinha direito de dizer quem as vítimas eram, quando se referiu as mesmas como homossexuais, e não mulheres trans.

"Ele não tem esse direito de fazer a fala, de dizer quem somos, só nós podemos falar quem somos", disse.

Joyce disse que fica muito triste em saber que em pleno século XXI, as pessoas não saibam diferenciar o que é uma travesti, uma mulher transexual e o que é um homem que se veste de mulher para entrar dentro de um banheiro.

A ativista também frisou que não concorda com a nota de esclarecimento que foi emitida pelo estabelecimento, onde diz que as influencers já tinham usado o banheiro em outras situações, mas naquele momento clientes que também estavam presentes no local pediram que elas não compartilhassem o banheiro com as crianças.

Em discussão com as mulheres trans, o proprietário disse que elas só seriam mulheres se tivessem realizado a troca de sexo.

"O que define nossa identidade de gênero é o que nós somos, o que nos tornamos como mulheres e homens transexuais. Os órgãos genitais não definem quem somos, não define nossos corpos, nossa vida, nossa luta."

Questionada sobre o que poderia mudar para cessar a disseminação do preconceito contra a comunidade LGBTQIA+, Montinelly disse que o primeiro a ser feito é "tirar um governo que não apoia políticas públicas voltadas para a população LGBT", se referindo ao atual governo, que tem à frente o presidente Bolsonaro.

A ativista complementou que se as pessoas fossem mais humanizadas ajudaria a diminuir o preconceito e criminalidade contra a população LGBTQIA+:

"Que essas pessoas aprendam a se humanizar, a se capacitar e a entender das leis, decretos, e respeitar essas leis e decretos."

Ouça a entrevista completa acima.

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Cajazeiras - PB
Cajazeiras - PB
Atualizado às 01h13 - Fonte: Climatempo
21°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 35°

21° Sensação
19.4 km/h Vento
70.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Quinta (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens