Sábado, 19 de Junho de 2021 03:16
(83) 9.8886-4599
Paraíba AEDES AEGYPTI

Aumento na notificação dos casos de dengue é registrado na Paraíba

Segundo a técnica da SES responsável pelas Arboviroses, Carla Jaciara, o novo boletim traz números significativos e preocupantes.

01/06/2021 13h22 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação
Foto: reprodução (internet)
Foto: reprodução (internet)

Um aumento de quase mil casos notificados de dengue foi registrado na Paraíba, de acordo com o Boletim das Arboviroses nº 05, da Secretaria de Estado da Saúde (SES) que foi divulgado nesta segunda-feira (31). Até a 20ª Semana Epidemiológica (SE), de 31 de maio, foram registrados na Paraíba 2.617 casos prováveis de dengue, 1.680 de Chikungunya e 170 de Zika.

Segundo a técnica da SES responsável pelas Arboviroses, Carla Jaciara, o novo boletim traz números significativos e preocupantes.

“No intervalo de 3 semanas, entra a publicação do boletim 04 e do atual, foram mil casos notificados de dengue. É importante destacar esse crescente. Isso quer dizer que a população está procurando mais o serviço de saúde. E que profissionais também estão conseguindo identificar alguns sinais e sintomas, já que há muita similaridade na sintomatologia das arboviroses e da Covid-19, principalmente a dengue”, pontua.

A técnica destaca que os profissionais estão conseguindo colher as amostras e enviar em tempo oportuno, para que os sorotipos da dengue sejam identificados e saber quais estão circulando no estado. Na Paraíba, 14 municípios foram detectados com o sorotipo 2 (DENV-2), sendo eles: Arara, Araruna, Brejo dos Santos, Caaporã, Cabedelo, Cachoeira dos Índios, Campina Grande, Casserengue, Coremas, Fagundes, João Pessoa, Juarez Távora, Salgado de São Félix e Riachão do Bacamarte. Apenas um município apresentou o sorotipo DENV1, que foi Patos.

Segundo o boletim, foram registradas cinco mortes suspeitas por arbovirose nos municípios de Conde, João Pessoa e Patos. De acordo com o boletim, três foram descartados e dois continuam em investigação.

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cajazeiras - PB
Atualizado às 03h06 - Fonte: Climatempo
21°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 32°

21° Sensação
15.4 km/h Vento
78.6% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (20/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 32°

Sol e Chuva
Segunda (21/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.