Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

g1

Dois suspeitos de ataque que deixou 60 mortos na Rússia são presos, diz agência

Dois suspeitos de participarem do ataque que deixou mais de 60 mortos na região de Moscou, na Rússia, foram presos neste sábado (23).

Imagem de destaque da notícia
Dois suspeitos de participarem do ataque que deixou mais de 60 mortos na região de Moscou, na Rússia, foram presos neste sábado (23). As informações foram divulgadas pela agência de notícias russas Tass.

O atentado aconteceu em uma casa de shows Crocus City Hall, na noite de sexta-feira (22). De acordo com as autoridades, ao menos cinco homens armados invadiram o local enquanto a banda Picnic se preparava para se apresentar.

De acordo com a Tass, os suspeitos foram presos na região de Bryansk, a cerca de 400 km de onde o atentado aconteceu. De acordo com o parlamentar russo Alexander Khinshtein, as prisões foram feitas após uma perseguição de carro.

Khinshtein afirmou ainda que outros suspeitos conseguiram fugir a pé para uma floresta. Buscas estão sendo feitas.

O ataque começou no saguão da sala de shows. Em seguida, os homens entraram no auditório e abriram fogo contra as pessoas que aguardavam para assistir ao show. Os terroristas também detonaram explosivos no local.

O Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque em seu canal no Telegram.

Esse foi o pior atentado na Rússia desde a invasão de uma escola em 2004 em Beslan.

Tiros e coquetel molotov

Um vídeo mostra homens atirando, além de gritos e pessoas assustadas (veja acima). A casa de shows tem capacidade para 6.000 pessoas.

Uma pessoa que estava no local afirmou que os homens entraram atirando e, em um momento, jogaram um coquetel molotov no local.

Quando a testemunha tentou fugir, descobriu que uma das saídas estava trancada. Ela atravessou o salão para tentar fugir de outro ponto de saída, mas também não conseguiu. Então, se refugiou no subsolo da casa de shows até que agentes dos serviços de emergência chegaram.

Foram ouvidas duas explosões no local, que pegou fogo. Os bombeiros conseguiram controlar as chamas, mas, segundo a agência de notícias Tass, o teto do Crocus City Hall pode cair a qualquer momento.

Putin está sendo informado

O presidente Vladimir Putin ainda não se pronunciou sobre o caso. Um aliado do presidente, Dmitry Medvedev, disse que tanto os atiradores como as pessoas por trás do atentado serão perseguidos e mortos.

"Todos eles devem ser encontrados e destruídos sem pena, como terroristas. Morte por morte", afirmou em seu canal no Telegram.

Reeleito no domingo para um novo mandato de seis anos, o presidente Vladimir Putin enviou milhares de soldados à Ucrânia em 2022 e tem repetido que várias potências, incluindo países ocidentais, têm tentado semear o caos no território russo.

O governo da Rússia disse que Putin foi informado do ataque logo nos primeiros minutos e que tem sido constantemente atualizado dos fatos.

"O presidente recebe constantemente informações sobre o que está acontecendo e sobre as medidas sendo tomadas por todos os serviços relevantes. O chefe de Estado deu todas as instruções necessárias", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

A Rússia intensificou a segurança em aeroportos e estações em toda a capital, uma vasta região urbana que abriga 21 milhões de pessoas. Todos os eventos públicos de larga escala foram cancelados no país.
Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis