Não devemos perturbar o emocional das pessoas, porque a mesma dor causada pode ser devolvida. Não pode reclamar falta de empatia quem só pensa em si e fica orbitando em volta do próprio umbigo.
Há algum tempo atrás tínhamos o hábito de dividir as coisas, as famílias eram mais numerosas e o hábito de partilhar era mais comum. Prioridade era a educação escolar. Cresci sabendo bem a minha ordem na fila da vida e a importância que os valores éticos têm sobre as demais coisas.
Hoje, as famílias não são numerosas e as pessoas são egocêntricas, na maioria das vezes. Atualmente ensinamos e falamos muito sobre princípios e valores morais, temos o avanço e as facilidades da tecnologia, mas nada se compara ao aprendizado pessoal na Universidade da vida.
Mas o que causa o egoísmo que permeia as novas gerações?
Seria a falta de empatia entre as pessoas?
Seria a necessidade de se colocar no lugar do outro? Observamos essas questões nos comentários nas redes sociais, onde pessoas destilam ódio, fazem discursos cheios de raiva, sem respeito às opiniões contrárias às suas.
Talvez porque devessem se enxergar como parte de um todo, como seres sociais que não vivem sozinhos e que também não podem fazer o que quiserem da vida,
Observamos muita agressão verbal entre as pessoas.
Há necessidade urgente de se resgatar os princípios básicos de convivência humana, para que exista mais tolerância e respeito.
Viver em sociedade requer desenvolver a sensibilidade para o que se faz e o que se fala. Lamentavelmente muita gente se sensibiliza quando tem o seu emocional afetado como retorno do que falou ou fez.
Portanto, sejamos conscientes do nosso papel como passageiros no trem da vida, cuja permanência é bem pequena, prestando atenção no nosso compromisso como seres humanos que somos.
Na Bíblia, em Gálatas 6:2 diz: “Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo”. A vida cristã é constituída de fé e caridade. Levar as cargas no meu entendimento também significa ser solidário, saber ouvir, ter uma palavra de fé, de conforto, dar um bom testemunho, ter empatia... Fé e caridade implica em tudo isso.
Carpe Diem
Mín. 21° Máx. 35°
Mín. 21° Máx. 35°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 21° Máx. 35°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.