Um mês depois do início da campanha de vacinação contra a Covid-19 na Paraíba, completado nesta sexta-feira (19), a Paraíba vacinou até agora 103.107 pessoas. É um número baixo se comparado ao total da população que deverá ser vacinada no estado, mas ainda assim o governo da Paraíba está otimista com o aumento do ritmo para os próximos meses.
O objetivo é que as mais de 1,2 milhão de pessoas do grupo prioritário sejam vacinadas até maio e, no mês seguinte, iniciar a vacinação do resto dos paraibanos, com idades entre 18 e 59 anos. Entre os grupos prioritários, o governo da Paraíba informa em seu portal oficial que já foram vacinados em sua totalidade os indígenas, as pessoas com mais de 90 anos, os idosos institucionalizados e as pessoas com deficiência institucionalizadas. Além disso, já vacinou 68,40% dos profissionais de saúde.
A missão que tem pela frente, contudo, ainda é enorme. De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, o estado já comprovou sua capacidade logística. Mas ele destaca que o ritmo agora depende do envio das doses de vacina por parte do Ministério da Saúde. Medeiros lembrou que, sempre que a Paraíba recebe um novo lote, demora apenas 24 horas para enviar as remessas para todos os 223 municípios paraibanos, utilizando para isso 11 furgões frigoríficos e duas aeronaves.
“A primeira etapa de vacinação (dos grupos prioritários) está sendo um sucesso. A vacinação está sendo efetiva em todo o território. E o ritmo tende a aumentar agora que o Ministério da Saúde definiu um cronograma de entrega de doses de vacinas”, avalia.
Nesta semana, se iniciou também a aplicação da segunda dose de quem foi vacinado pela CoronaVac no início do processo. Por exemplo, quem foi vacinado no primeiro dia de vacinação, em 19 de janeiro, recebeu a segunda dose na terça-feira (16).
Mín. 23° Máx. 33°
Mín. 23° Máx. 34°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 24° Máx. 35°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.