A cidade de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, emitiu decreto nessa quarta-feira (17) com restrições para combater a proliferação do coronavírus. São José de Piranhas já publicou decreto com uma série de proibições e permitindo apenas o funcionamento de serviços essenciais.
Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, Cajazeiras tem 4.306 casos do novo coronavírus, com 78 mortes. A cidade é um polo que atende outros municípios do Alto Sertão da Paraíba.
No novo decreto assinado pelo prefeito José Aldemir (PP), os segmentos essenciais e não essenciais do comércio continuam abertos, mas terão que seguir novos protocolos, inclusive, só ocupando 30% de seus espaços para evitar aglomerações.
Os setores considerados críticos e que apresentam aglomeração e alto risco de contágio, a exemplo de bares e restaurantes, só poderão funcionar nestes próximos 10 dias, em sistema de delivery. As atividades de academias, escolas, creches, berçários, parques de diversão, brinquedos, jogos, eventos musicais e culturais, ficam todos suspensos, nestes próximos dez dias, de 18 a 28 de fevereiro.
O que significa 'lockdown'
Na prática, 'lockdown' é uma palavra em inglês para se referir ao sistema de quarentena mais rígido. "O lockdown é a paralisação total, especialmente dos fluxos de deslocamento", explica Robazza. "A ideia é interromper o fluxo, evitar que as pessoas se desloquem e, portanto, se encontrem. Uma consequência disso é a paralisação econômica." Na Região Metropolitana de São Luíz, no Maranhão, foi determinado o bloqueio de fronteiras, por exemplo. Em Fortaleza, a circulação de pessoas e veículos será ainda mais restrita e controlada do que em um sistema de isolamento social comum.
Mín. 23° Máx. 33°
Mín. 23° Máx. 32°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 23° Máx. 33°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.