O prefeito de Brejo do Cruz, município do Sertão paraibano, Tales Silva (Dr. Tales - PSDB) publicou decreto municipal que autoriza o sacrifício de animais soltos ou abandonados em ruas e espaços públicos. O decreto publicado no site do município nessa segunda-feira (18), também permite a doação ou o leilão dos animais.
Dr. Tales justificou a medida ao suposto aumento no número de acidentes de trânsito e doenças que seriam causadas pelos animais. O documento proíbe, ainda, a permanência de animais de pequeno, médio e grande porte em vias e espaços públicos, como: felinos, caninos, suínos, caprinos, ovinos, bovinos (bois e vacas), equinos (cavalos), muares (mulas), asininos (asnos) e bubalinos.
Com a medida, podem ser apreendidos animais encontrados soltos ou amarrados nas vias e logradouros públicos, exceto em festividades ou atividades esportivas e de preservação das tradições municipais; e suspeitos de estarem propagando doenças transmissíveis ou não ao ser humano ou para outro animal.
Se as autoridades sanitárias considerarem que o animal pode causar dano à saúde pública, o documento autoriza o sacrifício no local em que ele for encontrado. Já os animais apreendidos ficarão à disposição dos proprietários ou de seus representantes legais para resgate, no prazo de até sete dias úteis. Após o prazo de resgate, os animais podem ser colocados para doação, leilão ou serem sacrificados.
Dr. Tales foi eleito prefeito de Brejo do Cruz para os próximos quatro anos com 51,25% dos votos. Foram 4.384 votos no total. O candidato derrotou Barão, que ficou em segundo lugar com 48,75% (4.170 votos).
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 23° Máx. 35°
Sol com algumas nuvensMín. 23° Máx. 35°
Sol com algumas nuvens