Nesta quarta-feira (18), cerca de 11.800 advogados na Paraíba participarão da eleição para a formação da lista sêxtupla que indicará um novo desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) pelo critério do Quinto Constitucional. Essa eleição, organizada pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), contará com a participação de 22 candidatos, sendo 15 homens e 7 mulheres. A votação ocorrerá das 8h às 17h em 12 municípios, com 63 urnas eletrônicas disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB).
O número destinado a cada candidato terá três dígitos, sempre iniciado pelo numeral 1. A votação acontecerá nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Guarabira, Itaporanga, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Pombal, Princesa Isabel, Mamanguape, Monteiro e Sousa.
Cada eleitor poderá votar em até seis candidatos, com a liberdade de escolher a combinação entre homens e mulheres. A novidade desta eleição é que a lista sêxtupla será paritária, assegurando a mesma quantidade de homens e mulheres, um projeto implementado pela atual gestão da OAB-PB.
"O eleitor é livre, podendo votar nos candidatos que quiser. Podem ser em seis homens, seis mulheres ou um homem e cinco mulheres, enfim, tanto faz, a advocacia escolhe de forma livre. Agora, os três homens mais votados e as três mulheres mais votadas integrarão a lista sêxtupla paritária, um projeto nosso aprovado pelo Conselho Estadual." - lembrou Harrison Targino, afirmando que está liberada a cola com os números dos candidatos.
O presidente da OAB-PB, Harrison Targino, ressaltou a preparação da Comissão Eleitoral para garantir a transparência e equidade no processo. Ele também elogiou a qualidade dos candidatos e a participação ativa deles durante a campanha, destacando que todos eles tiveram a oportunidade de expor suas propostas em sabatinas.
Após a apuração dos votos, os três candidatos mais votados de cada gênero formarão a lista que será enviada ao TJPB, onde os desembargadores escolherão três nomes para serem encaminhados ao governador João Azevêdo, que fará a escolha final do novo desembargador.
Fonte: PORTAL SERTÃO