O ginásio poliesportivo Ronaldão, em João Pessoa, será entregue nesta quarta-feira (18) após uma reforma significativa que contou com investimentos de R$ 12 milhões. O governador João Azevêdo realizará a cerimônia de entrega, que começará às 9h, e contará com a presença de atletas paralímpicos paraibanos que se destacaram em competições em Paris.
As obras, iniciadas em janeiro de 2023, incluíram a instalação de uma nova cobertura, pintura de toda a estrutura, e a modernização da iluminação com tecnologia LED, tanto interna quanto externa. Além disso, todos os banheiros, vestiários, lanchonetes, cabines de imprensa, salas e dormitórios foram completamente reformados, assim como as instalações elétricas e hidráulicas.
A quadra do ginásio também recebeu melhorias, com a implementação de um novo piso moderno e anti-impacto, similar ao utilizado em importantes complexos esportivos do Brasil. Essa reforma não só requalifica o espaço, mas também busca proporcionar melhores condições
"O ginásio Ronaldão é um verdadeiro patrimônio da Paraíba que o Governo do Estado investiu para deixá-lo nos moldes dos modernos complexos existentes no Brasil. E seu primeiro evento está sendo justamente esse Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística, que vai trazer inúmeros atletas de todo o Brasil, sobretudo as medalhistas olímpicas em Paris", disse Lindolfo Pires, secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).
Na oportunidade da reinauguração, o Governo do Estado realizará uma homenagem aos paratletas paraibanos que ganharam medalha nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Além dos que nasceram na Paraíba, estará toda a equipe de futebol de cegos, medalha de bronze, cujos paratletas residem e treinam em João Pessoa.
Serão homenageados os atletas: Petrucio Ferreira, Joeferson Marinho e Cícero Valdiran, ouro, prata e bronze no atletismo, respectivamente; Willians Araújo (ouro no judô); Silvana Fernandes (bronze no taekwondo); Emerson Ernesto e Romário Marques, ambos bronzes no goalball (Romário não nasceu na Paraíba, mas reside desde criança) e toda equipe do futebol de cegos bronze, que possui dois paraibanos (Luan e Matheus), mas treina e reside na Paraíba. São eles: Jardiel, Jefinho, Jonatan Silva, Maicon Junior, Nonato, Cassio, Ricardinho e Tiago Paraná.
Já os membros das comissões técnicas: Pedro Almeida (técnico do atletismo), Jonatas Castro (técnico do goalball), Fábio Luiz (técnico do futebol de cegos), Josinaldo Costa (assistente técnico), Júlio César (Preparador fisico), Halekson Barbosa (preparador físico) e Alexandre Sérgio (fisiologista).
"A grande maioria dos paratletas e dos que são de comissões técnicas fazem parte da lista de beneficiários do Bolsa Esporte. O programa atende mais de 600 pessoas, entre atletas, paratletas e técnicos da Paraíba", concluiu Lindolfo Pires.
Fonte: PORTAL SERTÃO