A Expofeira Paraíba Agronegócios 2024 foi oficialmente inaugurada pelo governador João Azevêdo, na tarde deste domingo (15), destacando-se como um dos principais eventos do setor produtivo na Paraíba. O evento, que ocorre no Parque de Exposição Henrique Vieira de Melo, em João Pessoa, promete gerar aproximadamente R$ 30 milhões em negócios e contará com a participação de mais de 500 expositores ao longo de sua programação, que se estende até o dia 22 de outubro, com entrada gratuita.
Entre as principais atrações da feira estão a exposição de mais de 700 bovinos de diversas raças, como Nelore, Sindi e Gir, além de uma novidade: a apresentação de répteis da Caatinga, incluindo serpentes e lagartos. Torneios abertos ao público também farão parte das atividades, ressaltando a qualidade dos animais expostos.
O governador ressaltou a importância do evento para fortalecer o agronegócio na região e expressou entusiasmo pela capacidade de João Pessoa em sediar grandes eventos nesta área. Ele agradeceu a todos os parceiros envolvidos na organização, sublinhando a relevância dessa feira para a economia local e para o desenvolvimento do setor agropecuário na Paraíba.
João Azevêdo também enalteceu os investimentos do Governo da Paraíba na agricultura familiar. "A agricultura familiar na Paraíba tem recebido um olhar diferenciado do nosso Governo, afinal de contas são 80 milhões de dólares sendo investidos pelo Projeto Cooperar, mais de 100 milhões de dólares pelo Procase 2 e outros 30 milhões de dólares pelo Programa Sertão Vivo, já com recursos garantidos pelo BNDES. Ou seja, estamos falando de R$ 1,2 bilhão que estão sendo investidos na agricultura familiar", observou.
O secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), Joaquim Hugo Vieira, destacou em seu discurso a importância de iniciativas que visam fortalecer a agricultura familiar e o agronegócio. Ele mencionou a relevância da certificação, que possibilita aos pequenos produtores acessarem novos mercados, e a realização de grandes feiras como a Expofeira Paraíba. Vieira expressou sua satisfação com o progresso dessas pautas, atribuindo o sucesso a esforços do governo e à liderança do governador João Azevêdo.
O superintendente do Sebrae-PB, Luiz Alberto Amorim, também elogiou a parceria com o governo na realização da Expofeira Paraíba. Ele enfatizou o orgulho de participar da Paraíba Agronegócios e a importância do setor agropecuário para o estado, indicando que há muito mais a ser feito para impulsionar ainda mais esse setor vital.
Por sua vez, o superintendente do Banco do Nordeste (BNB) na Paraíba, Rudrigo Araújo, destacou o bom momento vivido pela economia paraibana, o que beneficia setores como o agropecuário. "É um momento ímpar que o Estado vive, e esse momento também deve ser aproveitado pelo agronegócio", completou, ao testemunhar as feiras que a Paraíba tem realizado para fortalecer o setor.
Fonte: PORTAL SERTÃO