Uma mulher teve sua maleta com 80 óculos de grau, avaliados em R$ 10 mil, furtada após esquecê-la na calçada em Praia Grande (SP). Com a ajuda das câmeras de monitoramento, ela identificou o homem responsável pelo furto e contatou a esposa dele. Ao tentar recuperar os itens, foi recebida com ironia: "Pode ir lá fazer seu boletim [de ocorrência]".
A autônoma Elen Costa, de 45 anos, trabalha vendendo óculos a domicílio. As imagens obtidas pelo g1 mostram o momento em que ela deixou a maleta na calçada de uma rua no bairro Boqueirão para medir os olhos de uma cliente. A vendedora acabou indo embora e esqueceu os produtos no local.
Uma hora e meia depois de Elen sair, segundo o vídeo, um homem em uma bicicleta passou pela rua e viu a maleta na calçada. Em seguida, o suspeito colocou o capuz do casaco na cabeça e voltou para verificar o que havia dentro da mala, que foi então levada por ele.
Ao notar que esqueceu o material de trabalho, a vendedora voltou ao local e conseguiu as imagens das câmeras de monitoramento. Com o auxílio dos moradores e funcionários da região, descobriu que o homem que levou a maleta morava no mesmo prédio da cliente dela.
"O síndico entrou em contato com esse morador, que alegou que os objetos não lhe tinham serventia e, então, fez uma doação. Foi pedido para que ele entrasse em contato com quem recebeu essa doação e me desse um retorno sobre a situação", lembrou a autônoma.
Tentativas de contato
A vendedora tinha acabado de comprar os óculos e deixou de pagar uma prestação do carro para fazer esse investimento. Com o furto, ela ficou com a dívida do veículo e está voltando aos poucos para o trabalho após os amigos a ajudarem através de uma rifa. "Estou desesperada", lamentou.
Elen afirmou que tentou diversas vezes conversar com o homem, mas não teve retorno. Procurando formas de reaver o material de trabalho, a vítima descobriu que a esposa do suspeito trabalhava com segurança pública e, de acordo com ela, imaginou que pudesse ter uma "conduta honesta".
Nas capturas de tela obtidas pela equipe de reportagem, é possível ver a tentativa de Elen em conversar com a mulher, que a respondeu com ironia: "Vamos na delegacia já que você disse que é furto [...]. Pode ir lá fazer seu boletim [de ocorrência] que irei fazer o meu", disse a esposa do suspeito.
"Fiquei chocada [...], é humilhante", disse Elen sobre a resposta da mulher.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) informou que o caso foi registrado como furto e é investigado pela Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Praia Grande. De acordo com a pasta, o suspeito foi identificado e prestou depoimento.
Fonte: COM G1