PF conclui Operação Muçambê IV contra prática de plantios de maconha no sertão nordestino

Ação conjunta coordenada pela Polícia Federal realiza erradicação de 367 mil pés de maconha e evita a produção de 122 toneladas da droga.

Foto reprodução da Polícia Federal

Foto reprodução da Polícia Federal

A Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Civil, Polícia Militar de Pernambuco (Grupamento T√°tico Aéreo e BEPI-Batalh√£o Especializado de Policiamento do Interior) e Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco e da Paraíba, vem promovendo a√ß√Ķes de identifica√ß√£o e consequente erradica√ß√£o de plantios de maconha no sert√£o pernambucano.

Desta vez foi concluída a Opera√ß√£o Mu√ßamb√™ IV, que ocorreu entre os dias 15 a 29 de setembro/2020, onde conseguiu-se erradicar 367 mil pés de maconha, apreender 156 kg da droga pronta para consumo, destruir 137 plantios, além de 20 Kg de sementes. Os plantios foram localizados através de levantamentos feitos pela Polícia Federal em algumas ilhas dos Rio S√£o Francisco, na Regi√£o de Orocó, Cabrobó, Carnaubeira da Penha, Floresta e Belém do S√£o Francisco no sert√£o pernambucano

Também foi preso nessa quarta-feira (26) um suspeito de ser respons√°vel por cultivar uma ro√ßa com aproximadamente 2 mil pés de maconha. Na propriedade também foi encontrado cerca de 50 quilos da droga pronta para o consumo, além de uma grande quantidade que estava em processo de secagem.


No momento da abordagem, o suspeito tentou se evadir do local, porém foi interceptado, preso e conduzido para a Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro, onde foi autuado em flagrante por tr√°fico, e caso seja condenado poder√° pegar penas que variam de 5 a 15 anos de reclus√£o. Sua pris√£o preventiva foi decretada na audi√™ncia de custódia e em seguida foi conduzido para a Cadeia Pública de Salgueiro, onde ficar√° a disposi√ß√£o da Justi√ßa.

Caso os 367 mil pés fossem colhidos, prensados e colocados no mercado consumidor daria para se produzir aproximadamente 122 toneladas de maconha