Quatro projetos desenvolvidos por paraibanos são finalistas do Troféu HQ Mix 2024, uma das mais tradicionais premiações de quadrinhos do Brasil. O prêmio foi criado em 1988 e escolhe, por meio de votação, as histórias em quadrinhos que mais se destacaram no país.
Os artistas Samuel de Gois, autor de "Moídos", e Thaïs Kisuki, de "Ô Josué ! Crônicas da Fome", estão concorrendo ao prêmio, assim como os eventos Top! Top! - Convenção Paraibana de Quadrinhos, organizado por Manassés Filho, e Imagineland, que tem como um dos sócios o paraibano JP Sette.
Top! Top! - Convenção Paraibana de Quadrinhos, concorre na categoria Evento
Manassés Filho comentou que se sente muito feliz com a indicação e que a indicação não é só dele, mas de todas as pessoas que contribuem para a Top! Top! acontecer.
"É uma imensa alegria, mas eu sempre costumo afirmar que essa alegria ela não é apenas minha, até porque eu não tomo essa, não tomo propriedade dessa indicação como sendo única, né? Ela pertence e a compartilho com muita alegria com todas as pessoas que acompanham uma top top desde sua primeira edição em 2012 e vem acompanhando até hoje e fazendo ela chegar a um ambiente que cada vez mais agrega não só na ideia de formar leitores, mas também de dar visibilidade a autores e suas produções".
Top! Top!, assim como o Imagineland, concorrem na categoria Evento.
Já Samuel de Gois destaca que essa é sua terceira indicação ao prêmio HQ Mix e que ganhou o prêmio em 2020 com seu livro "Fibrilação" na categoria Projeto Gráfico.
"Essas premiações acabam focando muito em obras do eixo sul/sudeste e acho importante que artistas de outros estados participem. E principalmente que novos artistas participem. Mesmo sem a pretensão de ganhar nada. Para fazer essa ocupação de espaço. Para seu nome aparecer para jurados e pessoas do ramo."
"Moídos", de Samuel, concorre na categoria Web Tira.
Quadrinistas paraibanos Samuel de Góis e Thaïs Gualberto, na CCXP 2019
A artista Thaïs Kisuki comenta que é sempre uma alegria ser indicada ao HQ Mix e lembra que já foi indicada ao prêmio por sua obra "Olga". Ela destaca que:
"É um trabalho do qual eu tenho muito orgulho, eu fiquei muito contente com o resultado dessa publicação. Então, é bom ter esse trabalho reconhecido e também é legal porque outras pessoas vão ter acesso a ele".
Além disso, Thaïs destaca a participação da Paraíba na HQ Mix, apesar de ser um estado pequeno.
"A gente é muito forte dentro das histórias em quadrinhos. Então, é um movimento interessante, né? Porque vendo que tem conterrâneos sendo reconhecidos pelo país afora, outras pessoas do nosso estado podem se sentir estimuladas a produzir e a divulgar mais o seu trabalho. Então, fico muito feliz, sim, de estar nessa lista".
Thaïs concorre como uma das responsáveis pela obra "Ô Josué! Crônicas da Fome", um trabalho coletivo organizado em Pernambuco, e que concorre em duas categorias: Publicação Mix e Publicação Independente de Grupo.
Sobre o prêmio HQ Mix
O prêmio HQ Mix foi criado em 1988 pelos cartunistas Jal e Gual, com a finalidade de premiar e divulgar a produção de histórias em quadrinhos, cartuns, charges e as artes gráficas como um todo o país. As votações para o HQ Mix são realizadas por artistas e profissionais da área, editores, pesquisadores e jornalistas do Brasil.
A divulgação dos vencedores do HQ Mix, após a votação nacional, será no mês de novembro. O evento virtual da entrega dos troféus será dia 27 de novembro, pelas redes sociais do Serviço Social do Comércio (SESC).
Fonte: COM G1