Sem remédio há mais de um mês, pacientes da Hemodiálise de Cajazeiras fazem apelo ao Governo da Paraíba

A denunciante ainda disse que os responsáveis pela Hemodiálise teriam mandado os pacientes procurarem o Ministério Público.

Goretty recebeu a denúncia da paciente

Goretty recebeu a denúncia da paciente



Uma paciente que faz tratamento na Hemodiálise no Hospital Regional de Cajazeiras procurou nesta quarta-feira (29), a comunicadora Goretty Videres (Repórter do Povo) e à TV Sertão para denunciar falta de medicamento no órgão de saúde.

Segundo o denunciante, a injeção Hemax, que é utilizada paro o tratamento de anemia está em falta há mais de um mês, e os pacientes estão sendo prejudicados ao ponto de alguns estarem sujeitos a tomarem sangue devido o quadro anêmico grave.

A denunciante ainda disse que os responsáveis pela Hemodiálise teriam mandado os pacientes procurarem o Ministério Público para registrar reclamação.

RESPOSTA

A Assessoria de Comunicação do HRC disse que não responde pela Hemodiálise. A redação tentou contato com a direção do serviço em Cajazeiras, porém, sem êxito, mas deixamos o espaço aberto para resposta do órgão citado na denúncia.

O que é a Hemodiálise?

A hemodiálise é um procedimento que realiza exatamente a função do rim em nosso corpo, retirando as substâncias tóxicas, água e sais minerais pelo auxílio de uma máquina. Naturalmente, os rins é que fazem este papel importante no corpo humano, limpando e eliminando por meio da urina, as substâncias ruins do organismo.

O tratamento de hemodiálise é um dos três tipos de terapias renais substitutivas, sendo também conhecida como diálise. As demais terapias são o transplante e a diálise peritoneal.