Fazer regularização fundiária de 4 mil unidades habitacionais, instalar observatório municipal da violência urbana, estabelecer cota mínima de 30% para mulheres nas titularidades nas habitações populares. Em três anos e meio de mandato, Cicero Lucena (Progressistas), prefeito de João Pessoa, cumpriu 45,45% das promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2020.
Levantamento feito pelo g1 Paraíba mostra que 30 dos 66 compromissos assumidos pelo então candidato, eleito para um mandato de quatro anos, foram integralmente cumpridos. Entre os compromissos cumpridos, os envolvendo esporte, administração e transparência têm os maiores percentuais.
A relação completa está na página especial "As promessas de Cícero" (consulte aqui). No link, é possível ver todas as promessas feitas pelo prefeito e o andamento de cada uma.
Os dados mostram, ainda, que 15,15% das promessas foram cumpridas parcialmente durante um ano de gestão – o que significa que ainda há pendências para que o trabalho seja considerado entregue.
Já as promessas que ainda não foram cumpridas pelo governo da capital são 39,39%. Trata-se de um acompanhamento ao longo da gestão.
Em números absolutos, o resultado da avaliação das promessas é:
Total de promessas: 66
Cumpridas: 30
Cumpridas em parte: 10
Não cumpridas ainda: 26
Em termos percentuais, as promessas envolvendo educação, cultura e direitos humanos e sociais lideram o ranking de promessas não cumpridas.
Entre as promessas de Cícero não cumpridas, destaca:
Recuperar infraestrutura urbanística e revitalizar o Centro Histórico;
Instalar ar-condicionado, wi-fi e acessibilidade para toda a frota de ônibus do município;
Implantar um plano de recuperação e monitoramento das nascentes de rios;
Criar uma casa de acolhida para a população LGBTQIA+ em terceira idade e/ou em situação de rua;
Realizar anualmente o Festival Municipal de Gastronomia de Povos e Comunidades Tradicionais: quilombola, indígena, de matriz africana e cigana.
Metodologia
O g1 acompanha durante os quatro anos de mandato os cumprimentos das promessas de campanha dos políticos. O monitoramento é feito pelo periodicamente desde 2015 e é feito por mais de 50 jornalistas de todo o Brasil, que seguem uma metodologia própria para separar e avaliar tudo que pode ser claramente cobrado e medido ao longo do mandato.
Quais são os critérios para medir as promessas?
Não cumpriu ainda: quando o que foi prometido não foi realizado e não está valendo/em funcionamento
Em parte: quando a promessa foi cumprida parcialmente, com pendências
Cumpriu: quando a promessa foi totalmente cumprida, sem pendências
Ou seja, se a promessa é inaugurar uma obra, o status é "cumpriu" apenas se a obra já tiver sido inaugurada; caso contrário, é "não cumpriu". Se a promessa é construir 10 hospitais e 5 já foram inaugurados, o status é "em parte". Se a promessa é inaugurar 10 km de uma rodovia e 5 km já foram entregues à população, o status é "em parte".
Observação: há casos em que não é possível avaliar o andamento da promessa, e o status é dado como "não avaliado".
Fonte: COM G1