É #FAKE que vídeo mostre nuvem de gafanhotos em cidade da Paraíba

É #FAKE que vídeo mostre nuvem de gafanhotos em cidade da Paraíba
Imagens s√£o de p√°ssaros que vivem em pra√ßa no Centro de Monteiro. Especialista diz que gafanhotos n√£o voam à noite e nuvem que tem ganhado os notici√°rios ainda est√° na Argentina. Circula pelas redes sociais um vídeo em que um homem mostra uma revoada de animais em uma pra√ßa de Monteiro, na Paraíba, e afirma que se trata de uma nuvem de gafanhotos chegando à cidade. É #FAKE.

G1

As imagens n√£o mostram uma nuvem de gafanhotos. Moradores de Monteiro dizem que as cenas mostram, na verdade, p√°ssaros que vivem na Pra√ßa Jo√£o Pessoa. "S√£o uns p√°ssaros que tem aqui na pra√ßa. Eles se espantam e voam. Aí filmaram", diz um rapaz que trabalha no servi√ßo de motot√°xi da cidade, localizado na mesma pra√ßa.

Thais Mariana Araujo Targino, funcion√°ria de uma farm√°cia que fica em frente à pra√ßa, refor√ßa: "É mentira. Aquilo é pardal. Quando é de tardinha eles chegam e ficam no pé da √°rvore. O pessoal fica na pra√ßa e fica mexendo com eles. Uma pessoa daqui de Monteiro postou no grupo por brincadeira e viralizou", conta.

A Prefeitura de Monteiro diz que n√£o h√° registro de nuvem de gafanhotos na cidade. "Isso foi uma brincadeira. A pessoa fez a imagem de um voo de andorinhas e postou no grupo da família dizendo que era gafanhoto. Nesse período tem muita", afirma a assessoria de imprensa.

O secret√°rio de Agricultura da cidade, Erinaldo Bezerra de Melo, diz que os p√°ssaros s√£o pardais. "A revoada é comum em Monteiro."

Pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, a doutora em biociências, taxonomista e especialista em gafanhotos Katia Matiotti diz que os bichos n√£o voam à noite e n√£o h√° registro de nuvem de gafanhotos no Nordeste neste momento. "Ao entardecer, eles pousam e esperam amanhecer. S√£o diurnos. A nuvem est√° na Argentina ainda", diz. Para ela, os animais mostrados no vídeo s√£o mesmo p√°ssaros.

A especialista diz que o que ocorre em algumas localidades é uma superpopula√ß√£o de gafanhotos, como a registrada em Pernambuco, mas os animais s√£o de outra espécie, diferente da que est√° na Argentina e causa preocupa√ß√£o aos agricultores. "N√£o formam nuvens", diz.

O Ministério da Agricultura, Pecu√°ria e Abastecimento diz que n√£o se pode considerar o que est√° imagem como uma nuvem de gafanhotos.

A mensagem falsa tem sido impulsionada em meio às notícias sobre a nuvem de gafanhotos que se desloca pela Argentina e se aproxima do Brasil e do Uruguai.

É #FAKE que vídeo mostre nuvem de gafanhotos em Monteiro, na Paraíba

Reprodução

Vídeo: Veja como identificar se uma mensagem é falsa

VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE