Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

VACINAÇÃO CONTRA HPV

Vacinação contra HPV é ampliada

Vacina pode ser aplicada em meninas e meninos de 9 a 14 anos, na população entre 15 a 45 anos que faz uso da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) e em vítimas de abuso sexual. Vacina protege contra o HPV de baixo risco, tipos 6 e 11, que causam verrugas anogenitais, e de alto risco tipos 16 e 18, que causam câncer de colo uterino, de pênis, anal e oral.

A vacinação contra o HPV foi ampliada para a população na faixa etária de 15 a 45 anos que faz uso da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP)
A vacinação contra o HPV foi ampliada para a população na faixa etária de 15 a 45 anos que faz uso da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP)

A vacinação contra o HPV foi ampliada para a população na faixa etária de 15 a 45 anos que faz uso da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), conforme decisão do Ministério da Saúde. Em João Pessoa, a vacina já está sendo aplicada. Confira abaixo quem pode se vacinar e onde encontrar o imunizante.

Em João Pessoa, a vacina HPV quadrivalente (HPV4), que confere a proteção contra os tipos 6, 11, 16 e 18, está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as salas de vacinas da rede municipal: nas Policlínicas Municipais, Unidades de Saúde da Família (USFs) e CMI (Centro Municipal de Imunização).

Também é possível receber as doses via agendamento domiciliar se a pessoa dos grupos incluídos for restrita ao leito.

A medida visa a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e cânceres causados pelo papilomavírus.

O público que pode receber o imunizante na capital paraibana incluí:

Crianças e adolescentes com idade entre 9 e 14 anos, no esquema de dose única;

Indivíduos imunocomprometidos dos 9 aos 45 anos (pessoas vivendo com HIV e Aids PVHA, pacientes oncológicos e transplantados), com esquema de três doses independentemente da idade, aplicadas aos 0 – 2 – 6 meses (Segunda dose dois meses após a primeira e terceira 6 meses após a primeira dose);

Pessoas de 15 a 45 anos de idade imunocompetentes vítimas de violência sexual: com esquema de duas doses para os de 9 a 14 anos (0-6 meses) e três doses para os de 15 a 45 anos, aplicadas aos 0 – 2 – 6 meses (Segunda dose dois meses após a primeira e terceira 6 meses após a primeira dose).

Contraindicações

A vacina HPV é contraindicada para gestantes e pessoas com alergia a algum dos componentes.

"Pessoas em PrEP já vacinadas com esquema completo conforme preconizados para determinadas faixas etárias ou situações especiais, não deverão ser vacinadas novamente com qualquer dose. No caso de pessoas em PrEP previamente vacinadas, mas com esquema incompleto, deverão completar as três doses", orientou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.

Documentação

Para vacinação é preciso apresentar um documento oficial com foto ou registro da criança ou adolescente, o Cartão do SUS e o cartão ou caderneta de vacina. No caso dos grupos prioritários, lembrar que também é necessário apresentar documento comprobatório como formulário de prescrição do imunizante, prescrição de PrEP, cartão de seguimento, entre outros.

Locais de vacinação contra a HPV em João Pessoa:

Unidades de Saúde da Família (USFs)

Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Policlínicas Municipais

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Centro Municipal de Imunização

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

8h às 12h (sábado, domingo e feriado – apenas para vacinação de urgência)

Vacinação Domiciliar

Agendamento: (83) 98645-7727 – (Apenas whatsapp)

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Fonte: PORTAL SERTÃO COM G1

Comentários

Queremos saber

Para você, o aumento do preço da gasolina e do gás de cozinha é justo?


Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis