Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

TRADIÇÃO

Representação de vila, Santo Antônio de cabeça para baixo e pau de arara junino: quadrilhas reforçam tradições e simpatias no São João 2024 de Campina Grande

Quadrilhas juninas da etapa Agreste se apresentaram no final de semana na Pirâmide do Parque do Povo e levaram temáticas das tradições e simpatias nordestinas para o público

Imagem de destaque da notícia

Quadrilhas juninas da etapa Agreste se apresentaram no final de semana na Pirâmide do Parque do Povo e levaram temáticas das tradições e simpatias nordestinas para o público. Santo Antônio de cabeça para baixo durante apresentação de quadrilha em Campina Grande

O festival de quadrilhas juninas de Campina Grande começou a ter apresentações no final de semana, com juninas da etapa Agreste se apresentando na Pirâmide do Parque do Povo no sábado (8) e domingo (9). Dentre as apresentações, algumas juninas reforçaram as tradições e simpatias nordestinas através de representações em cenários e atuações.

Saiba a programação do São João 2024 de Campina Grande

Quadrilhas juninas nas escolas são símbolos de manutenção da tradição nordestina

A quadrilha "Paixão Junina", do município de Cuité, no Curimataú paraibano, se apresentou no sábado e trouxe para a apresentação o tema "Santo Antônio me enganou?". Os representantes levaram para a arena da Pirâmide do PP uma representação de vila nordestina e a imagem de Santo Antônio, reforçando a tradição do santo casamenteiro, com uma narrativa de uma situação de uma personagem junina que queria encontrar um amor e pedia para Santo Antônio. Na mesma apresentação, a quadrilha junina ainda fez uma encenação colocando o santo de cabeça para baixo, que, segundo tradições populares, chama a atenção do santo, forçando-o a auxiliar no encontro da alma gêmea.

Simpatias para Santo Antônio: entenda tradições de colocar a imagem de cabeça para baixo ou tirar o Jesus menino do colo dele

No domingo, a junina Terra dos Fortes, de Taperoá, no Cariri paraibano, entrou na Pirâmide do PP sobre o tema "Quanto mais sou nordestino, mais orgulho tenho de ser". Na narrativa da junina, trouxeram o contexto da filha de um casal que saía de Taperoá, contra a vontade de seus pais, num "pau de arara junino" para encontrar o amor de sua vida no São João de Campina Grande. Na apresentação da junina, ainda trouxeram representações culturais dos estados do Nordeste do Brasil, como canções típicas e costumes de cada estado.

Pau de arara junino em apresentação de quadrilha em Campina Grande

Da etapa Agreste, a quadrilha junina campeã foi a Terra dos Fortes, de Taperoá. As três juninas mais bem colocadas da etapa - Terra dos Fortes, de Taperoá; Chamego Medonho, de Esperança; e Paixão Junina, de Cuité -, se classificaram para o concurso estadual que será realizado em João Pessoa, no Busto de Tamandaré, em 19 de junho.

Trecho da apresentação da quadrilha junina Terra dos Fortes, no Parque do Povo

Outras quadrilhas juninas abordaram temáticas de tradições e simpatias nordestinas, como a junina Arraiá em Fagundes, com o tema "Vaqueiro Nordestino: Fé, Força, Forró e Tradição", a junina Serra Bonita, com a temática "Casamento Matuto: Resgatando Tradições", Uma Família em Missão, de Gurjão, com o tema "Respeita Teu Pai! Uma jornada de tradição, amor e fé", e a junina Sanfoninha, que teve como temática "Recordar hoje é meu tema: Lembranças dos antigos Tropeiros da Borborema".

Festival de Quadrilhas Juninas terá apresentações no Quadrilhódromo e na Pirâmide do PP



O Festival de Quadrilhas Juninas de Campina Grande teve início na quinta-feira (6), com a apresentação dos destaques de 16 quadrilhas do Agreste da Paraíba, representando as Estrelas Agreste, no pátio de eventos do Parque Evaldo Cruz.

As apresentações das quadrilhas juninas tiveram início no sábado (8), com sete quadrilhas da etapa Agreste, na Pirâmide do Parque do Povo. No domingo, outras oito quadrilhas da mesma etapa se apresentaram. Na segunda e terça, tem início às apresentações das quadrilhas juninas da etapa Campinense, sendo seis quadrilhas se apresentando na segunda e cinco juninas no dia seguinte.

O festival terá apresentação de quadrilhas juninas em cinco datas (8,9,10,11 e 17 de junho), com apresentações de quadrilhas juninas das etapas Agreste e Campinense. As três melhores quadrilhas juninas que ficarem melhor posicionado, nas respectivas etapas, vão se apresentar no concurso estadual que será realizado em João Pessoa, no Busto de Tamandaré, em 19 de junho

As apresentações serão realizadas na Pirâmide do Parque do Povo e em todas as datas as apresentações acontecem a partir das 19h.

Fonte: PORTAL SERTÃO COM G1

Comentários
Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis