Açude tem risco de rompimento no Sertão da Paraíba, atesta Defesa Civil

A inspeção foi realizada na manhã de quarta-feira (25) por uma equipe da Defesa Civil.

Açude de Itaporanga, no Sertão da Paraíba, pode romper, diz Defesa Civil ¬- Foto: Prefeitura de Itaporanga/Reprodução

Açude de Itaporanga, no Sertão da Paraíba, pode romper, diz Defesa Civil ¬- Foto: Prefeitura de Itaporanga/Reprodução

Uma inspe√ß√£o no a√ßude Capim Grosso dos Martins, em Itaporanga, no Sert√£o da Paraíba, constatou que o reservatório pode romper se as chuvas continuarem, segundo a Defesa Civil do município. Segundo o Portal G1, a inspe√ß√£o foi realizada na manh√£ de quarta-feira (25) por uma equipe da Defesa Civil, pelo Corpo de Bombeiros e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

VEJA TAMBÉM: VÍDEO: A√ßude de Cachoeira dos Índios transborda e √°gua inunda estrada e resid√™ncias

Segundo a Defesa Civil, a equipe foi acionada pelos moradores que temem o rompimento do reservatório. Durante a inspe√ß√£o foram constatados vazamentos e o desmoronamento em partes do talude, a parede do a√ßude, que pode levar a um desmoronamento.

De acordo com a prefeitura, ao finalizar a inspe√ß√£o, as equipes da Defesa Civil, DER e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente se reuniram e tra√ßaram as metas para evitar que o a√ßude estoure. M√°quinas devem iniciar os trabalhos de conten√ß√£o dos vazamentos e desmoronamento da parede. Conforme a Defesa Civil de Itaporanga, os moradores dos bairros com alto índice de alagamentos devem ficar em alerta, pois caso aconte√ßa o rompimento antes do fim da conten√ß√£o dos vazamentos, esses bairros ser√£o totalmente alagados.

A ger√™ncia da Ag√™ncia Executiva de Gest√£o das √Āguas (Aesa) n√£o se pronunciou. De acordo com a técnica em geoprocessamento e recursos hídricos da Aesa, Jane Yres, a situa√ß√£o do reservatório est√° sendo resolvida.

PREVISÃO

A Aesa prev√™ para esta quina-feira, nebulosidade em grande parte da Paraíba com rela√ß√£o aos dias anteriores. No decorrer do dia, a alta umidade na atmosfera associada as altas temperaturas, favorecer√£o a forma√ß√£o de nuvens convectivas e consequentemente à ocorr√™ncia de pancadas de chuvas nas regi√Ķes do Alto Sert√£o, Sert√£o e Cariri/Curimataú no período da tarde e a noite. Nas demais regi√Ķes poder√£o ocorrer chuvas localizadas.

SERT√ÉO DA PARAÍBA