Na manhã da quarta-feira (29), a Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou uma caravana ambiental nas ruas Gabriel Moisés de Souza; Mario Moura Rolim; Manoel Medeiros e Arquimedes Gomes de Souza, localizadas próximo ao Seminário Nossa Senhora da Assunção.
De acordo com a secretária Brankinha Abreu, a ação consistiu em mobilização porta a porta, explicando para os moradores sobre como fazer a destinação correta dos resíduos sólidos, de modo que se encerre o acúmulo inadequado de resíduos nas ruas.
Em cada residência visitada, foi explicado que a coleta de resíduos do canal cinza (lixo comum) naquele setor da cidade ocorre semanalmente, nas segundas, quartas e sextas, e a coleta de resíduos do canal verde (resíduos recicláveis) ocorre nas quartas-feiras à tarde e sextas-feiras pela manhã.
Agentes comunitários de saúde e de combate a endemias ressaltaram para os moradores que a colocação de lixo em dias, horários e lugares inadequados representa um perigo potencial para a proliferação de insetos, em especial o Aedes aegypti, vetor da dengue, da zika e da chikungunya.
O evento contou também com a participação das equipes da LIMPCAR e da Secretaria de Infraestrutura, que levaram seu pessoal e maquinário para a realização da limpeza de pontos viciosos e o recolhimento de podas de árvores que estavam no local.
"Também foi instalado um tambor para o recolhimento de resíduos com placa indicativa, doada pelo Seminário, e ficou acertado que outros 3 tambores e respectivas placas serão instalados em breve", ressaltou Brankinha.
"Destacamos que a ação de mobilização porta a porta também contou com a presença de representantes do Instituto Recicleiros, da Cooperativa Recicla Cajazeiras e de missionários do Seminário", finalizou.
Fonte: PORTAL SERTÃO COM PREFEITURA DE CAJAZEIRAS-PB